Energia

Efacec contribui para evitar a emissão de 75 mil ton/CO2 por ano

Projeto solar em Alcoutim conta com soluções Efacec na subestação do Viçoso
Texto
Projeto solar em Alcoutim, Subestação do Viçoso (foto: Efacec)
Projeto solar em Alcoutim, Subestação do Viçoso (foto: Efacec)

Um dos maiores projetos portugueses de energia solar fotovoltaica foi recentemente inaugurado em Alcoutim, com capacidade de assegurar o fornecimento de energia a mais de 80 mil habitações e evitar a emissão de 75 mil toneladas de CO2 por ano.

A Efacec participa neste projeto, promovido pela Galp, através da conceção e construção da Subestação do Viçoso de 150/30 kV, que tem uma capacidade de injeção até 150MVA na rede elétrica nacional, provenientes das Centrais Fotovoltaicas do Viçoso, São Marcos, Pereiro e Albercas.

Em comunicado de imprensa, a Efacec assinala de que esta é a segunda subestação em muito alta tensão (MAT) construída para a Galp, depois da Subestação de Moimenta da Beira de 400kV com capacidade para 88MVA.

“Através da conceção e construção da Subestação do Viçoso bem como o fornecimento do Transformador Modular de 150MVA, a Efacec assegurou a ligação deste grande projeto fotovoltaico da Galp à rede elétrica, contribuindo para o cumprimento das exigentes metas de descarbonização do país (…)” afirma Michael Silva, Chief Commercial Officer da Efacec.

No âmbito dos trabalhos da subestação, foi igualmente desenvolvido e fornecido o Transformador Modular (Modular Systems) de 150 MVA, 150/30 kV, premiado em 2021 com um Red Dot Design Award, na subcategoria Industrial Equipment, Machinery and Automation. Este foi o primeiro projeto realizado em Portugal com esta inovadora tecnologia, que permite que um equipamento possa receber novas funcionalidades ao ritmo das necessidades do cliente, sem comprometer a performance ou arquitetura geral.

A Efacec tem projetos de energia solar em Moçambique, São Tomé e Príncipe, está presente no consórcio que deverá levar hidrogénio verde até Sines, e, internacionalmente marca presença em projeto de central de biogás na Suécia, bem como envolvida em soluções de mobilidade, para além do futuro Metro do Mondego, na Noruega, Espanha e Dinamarca,

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida