Energia

Novo parque solar Galp em Alcoutim pode abastecer 80 mil famílias

Galp inaugura grande investimento solar em Portugal que permite evitar a emissão de 75 mil toneladas de CO2
Texto
Novo parque solar da Galp em Alcoutim (foto: divulgação)
Novo parque solar da Galp em Alcoutim (foto: divulgação)

A Galp inaugurou hoje em Alcoutim um grande projeto de energia solar fotovoltaica que em plena atividade terá a capacidade de produzir anualmente eletricidade equivalente ao consumo de 80 mil famílias.

O novo parque solar de Alcoutim com 144 megawatt-pico (144 MWp) resulta de um investimento superior a 70 milhões de euros e estende-se por uma área de 250 hectares.

O projeto situado no concelho algarvio de Alcoutim é composto por quatro centrais solares fotovoltaicas em S.Marcos, Viçosa, Pereiro e Albercas, possui um total de 252.532 painéis solares e terá uma capacidade de produção anual estimada de 250 GWh de eletricidade, o suficiente para fornecer energia renovável a mais de 80 mil famílias e evitar a emissão de 75 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2).

galp - away
Inauguração do parque solar Galp de Alcoutim (foto: divulgação)

A cerimónia contou com as presenças do Ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, do Presidente da Câmara de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, do Presidente Executivo da Galp, Filipe Silva, e do Vice-Presidente Executivo de Renováveis da Galp, Georgios Papadimitriou, entre outros (foto acima).

Com estes parques, a empresa conta atualmente com uma capacidade instalada de 1,4 GW, assegurando 5,5% da potência fotovoltaica da Península Ibérica, onde se posiciona já como um dos maiores produtores de energia solar.

A Galp tem onze parques solares em operação ou construção em Portugal e Espanha. Estes ativos serão responsáveis pela produção de cerca de 2,4TWh de energia renovável em 2023.

Ainda esta semana a Galp anunciou dois projetos de grande envergadura na refinaria de Sines, num investimento de 650 milhões de euros: a instalação de 100 MW de eletrolisadores para a produção de hidrogénio verde, e o lançamento de uma unidade de produção de biocombustíveis avançados (HVO/SAF) para a mobilidade e aviação.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Estes painéis solares de cor terracota são discretos e quase desaparecem no telhado
Primavera sem andorinhas? Número destas aves está em declínio
Sabes como guardar sobras de conservas, abacate ou tofu?