Sustentabilidade

Chegou o tempo dos morangos e é assim que os deves lavar para eliminar vírus, bactérias e pesticidas

Aprende passo a passo a lavar os morangos na perfeição para eliminar vírus e bactérias
Texto
Morangos em cuvete de plástico (foto: Rich Smith/Unsplash)

Na cultura de frutas e legumes é comum o uso de pesticidas, o que significa que os produtos frescos que compramos podem conter vestígios dessas substâncias. Isso levou equipas de investigação a procurar a melhor forma de lavar frutas e legumes para reduzir ao máximo a nossa exposição a esses químicos tóxicos, incluindo estudos específicos sobre os morangos, como explica o site CuerpoMente.

Em 2023, investigadores do Instituto de Toxicologia da Coreia do Sul publicaram um estudo na revista científica Foods no qual explicam a melhor forma de lavar frutas de primavera, como os morangos, para eliminar pesticidas e evitar contaminação por vírus e bactérias.

No estudo, concluiu-se que a melhor forma de lavar morangos é fazer uma mistura de água com 3% de vinagre - ou seja, para cada litro de água, adicionas 30 ml de vinagre. Este método permite eliminar 48,7% dos resíduos de pesticidas.

Os cientistas também propuseram outros dois métodos: água com 3% de sal diluído, que elimina 45,7% dos pesticidas, e água com 3% de chá verde, que reduz em 38,9% os resíduos de pesticidas.

Esta é a maneira correta de lavar e preparar morangos:

1. Coloca num recipiente água à temperatura ambiente com 3% de vinagre (por exemplo, se usares 2 litros de água, adiciona 60 ml de vinagre).

2. Mergulha os morangos inteiros na água e deixa-os de molho por, pelo menos, dois minutos. Evita deixá-los na água por muito tempo, pois isso pode afetar o sabor.

3. Retira os morangos da água e coloca-os num escorredor. Antes de guardar, seca-os com papel de cozinha ou um pano de cozinha limpo.

Embora esta seja a melhor forma de lavar morangos, não elimina totalmente os pesticidas, pois alguns podem ser absorvidos pelo fruto.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Estes painéis solares de cor terracota são discretos e quase desaparecem no telhado
Primavera sem andorinhas? Número destas aves está em declínio
Sabes como guardar sobras de conservas, abacate ou tofu?