Sustentabilidade

Esquece os químicos: espalha cascas de laranja na varanda ou quintal e vê o resultado

Biodegradáveis, as cascas de laranja podem ser o teu grande aliado neste verão
Texto
Árvore de fruto (foto:
Árvore de fruto (foto:

As laranjas são uma das frutas mais populares em todo o mundo. No entanto, ao contrário de outras frutas como maçãs ou peras, cujas cascas são comestíveis, a casca da laranja não é adequada para consumo. Mas isso não significa que deva ser descartada. De facto, a casca de laranja pode ser extremamente útil e versátil, e vamos explicar como.

Devido ao seu aroma distinto, a casca de laranja pode ser utilizada para criar velas perfumadas ou até mesmo extrair óleo essencial. Além disso, é uma alternativa natural e ecológica para manter insetos afastados, como menciona o site House Digest.

Com a chegada do calor, surgem também os mosquitos. Apesar de ser agradável desfrutar de uma tarde quente no pátio, os mosquitos podem ser uma verdadeira perturbação, incomodando-nos com as suas picadas. No entanto, espalhar cascas de laranja pelo seu pátio ou varanda pode ajudar a reduzir este problema.

De acordo com um estudo publicado em 2001 na revista científica Bioresource Technology, os extratos encontrados nas laranjas são eficazes como repelentes de mosquitos e outros insetos. Embora o estudo se tenha focado em sprays feitos a partir desses extratos, profissionais de controlo de pragas afirmam que também é possível utilizar apenas a casca. Um estudo mais recente, publicado em 2023, reforça esta teoria, recomendando o uso de cascas de laranja em espaços exteriores para afastar mosquitos.

A casca de laranja atua como repelente devido ao seu teor de limoneno, um componente inseticida que afeta o sistema respiratório dos insetos. Por isso, além de espalhar as cascas no exterior da sua casa, também pode esfregá-las na pele para afastar os mosquitos.

A melhor parte é que, se por acaso se esquecer das cascas no seu pátio ou varanda, não há problema. São biodegradáveis e irão decompor-se naturalmente. No entanto, também pode ir recolhendo e substituindo as cascas quando sentir que estão a perder o efeito ou a ficar demasiado deterioradas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Estes iates de sonho a energia solar vão ser feitos com garrafas de plástico
Empresa portuguesa vai construir central de energia solar de 19 milhões de euros
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida