Sustentabilidade

Primavera sem andorinhas? Número destas aves está em declínio

Nos últimos 20 anos, número de andorinhas-das-chaminés diminuiu 40% em Portugal
Texto
Andorinha (foto: Vincent Van Zalinge/Unsplash)
Andorinha (foto: Vincent Van Zalinge/Unsplash)

As andorinhas têm sido o símbolo da Primavera, mas em breve poderemos precisar de um novo. Em Portugal, o número de andorinhas-das-chaminés diminuiu 40% nos últimos 20 anos, de acordo com os dados do Censo de Aves Comuns da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

Em comunicado, a SPEA explica que as espécies de aves comuns são as primeiras a dar indicação de que algo não está bem. Neste momento, não são só as andorinhas que estão a ver os seus números diminuir. Este declínio verifica-se em diversas espécies de aves migradoras de longa distância, como o cuco, o picanço-barreteiro e a rola-brava, não só em Portugal, como um pouco por toda a Europa.

As alterações climáticas que têm tido impacto no mundo inteiro estão a afetar as aves migradoras como as andorinhas. Isto acontece porque as mudanças no clima afetam os sinais que as espécies usam para iniciar as migrações, assim como a quantidade de insetos essenciais para alimentarem as crias.

Andorinhas - AWAY
Número de andorinhas tem diminuído (foto: Nico Meier/Unsplash)

Além das aves migradoras, também as aves comuns nos meios agrícolas, como o pardal, o peneireiro e a milheirinha, estão a ver os seus números baixar desde o início do século. O fenómeno é o resultado da mudança das práticas agrícolas que artificializa os campos e destrói o mosaico tradicional, explica a SPEA em comunicado.

Para evitar que o declínio continue, a SPEA salienta a importância de implementar políticas que promovam práticas agrícolas sustentáveis e criar estratégias para o ordenamento do território e para o desenvolvimento energético.

O Censo de Aves Comuns foi publicado em maio de 2024 e avalia as tendências populacionais de 64 espécies de aves comuns em Portugal continental entre 2004 e 2023. É ainda feita uma comparação com a situação destas espécies em Espanha e Portugal.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Legumes e frutas a estragar? Vê como prolongar a sua vida e evitar que acabem no lixo
Vais para o Algarve? Vê se a tua praia perdeu o selo de 'Qualidade de Ouro'
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável