Sustentabilidade

Sabes como guardar sobras de conservas, abacate ou tofu? Prolonga a vida dos teus alimentos

Combate o desperdício alimentar e segue estas dicas para nunca mais deitares fora alimentos frescos estragados
Texto
Frigorífico e arca a energia solar desenvolvidos pela Universidade de Coimbra
Frigorífico e arca a energia solar desenvolvidos pela Universidade de Coimbra

É bastante comum sobrarem pedaços de alimentos, como limões, pepinos ou abacates, ou mesmo conservas que não foram totalmente utilizadas, como grão e ervilhas. Antes que fiquem esquecidos num canto do frigorífico até serem deitados fora, vê como é possível conservá-los por mais tempo e assim combater o desperdício alimentar.

Sabias que cerca de um quinto dos alimentos do mundo acaba no lixo sem ser consumido? Combater o desperdício em casa é uma forma de contribuir para um ambiente mais sustentável e uma alimentação mais económica e saudável. O jornal britânico The Guardian oferece algumas dicas úteis para lidar com esses restos de alimentos na cozinha. Vê o que deves fazer com cada um:

Abacate: Para conservar metades de abacate, deves remover o caroço, manter a casca e colocá-lo com a parte cortada para baixo num prato. Além disso, deves adicionar umas gotas de sumo de limão ou lima na parte cortada para evitar a oxidação.

Tofu: O tofu deve ser armazenado num recipiente plástico, submerso em água limpa e fria. É importante trocar a água diariamente para mantê-lo fresco durante dois a três dias. O tofu também pode ser congelado para uso posterior.

Conservas: Uma vez abertas, as conservas devem ser transferidas para um recipiente bem fechado e guardadas no frigorífico. É importante consumir as sobras em dois dias ou congelá-las, se necessário.

Limão: As rodelas de limão que sobram podem ser servidas juntamente com o prato ou bebida para os quais foi utilizado o limão. Para manter as metades de limão ou lima frescas, coloca-as numa tigela com gelo picado.

Massa de panquecas ou crepes: A massa pode ser armazenada num recipiente bem fechado no frigorífico durante alguns dias, mas pode perder a textura, por isso agita-a bem antes de usar novamente.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Legumes e frutas a estragar? Vê como prolongar a sua vida e evitar que acabem no lixo
Vais para o Algarve? Vê se a tua praia perdeu o selo de 'Qualidade de Ouro'
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável