Sustentabilidade

É por isto que deves evitar (na maioria das vezes) os ciclos curtos da máquina de lavar roupa

Será esta a opção mais sustentável para poupar água e energia?
Texto
Máquina de lavar roupa (foto: Rodnae Productions/Freepik)
Máquina de lavar roupa (foto: Rodnae Productions/Freepik)

Os programas de lavagem rápidos de 15 e 30 minutos (ou até mais curtos) são frequentemente considerados uma opção inteligente e sustentável, porque à partida estamos a economizar tempo, água e energia. Mas, será mesmo assim?

De acordo com informações do site francês Vie Pratique, na maioria das vezes, este programa curto revela-se uma escolha desfavorável.

Vê os motivos:

1. Consumo elevado de energia da máquina de lavar roupa

Durante os 30 minutos do ciclo, a máquina de lavar roupa realiza o processo de lavagem, enxaguamento e centrifugação das peças, aquecendo a água rapidamente, o que requer uma grande quantidade de energia em pouco tempo. Assim, o consumo de eletricidade torna-se mais significativo, resultando em custos energéticos mais elevados.

2. Ineficácia contra as nódoas

O programa rápido também revela falta de eficácia contra as nódoas, o que pode fazer com que gastes depois mais água e produtos a repetir a lavagem. De facto, não consegue eliminar eficazmente as nódoas mais difíceis devido à baixa temperatura utilizada durante o ciclo de 30 minutos, geralmente de 30 graus.

3. Limpeza e desinfeção inadequadas da roupa

Esta falta de eficácia compromete a limpeza e desinfeção adequadas da roupa, o que é especialmente problemático para peças como roupa de bebé, lençóis, toalhas e outras peças muito sujas.

4. Programa adequado apenas para roupas pouco sujas e sem odores

Recomenda-se reservar este programa para roupas pouco sujas ou para certos têxteis delicados, como sintéticos.

5. Sobrecarga da máquina de lavar roupa

O uso do programa de 30 minutos implica não sobrecarregar a máquina. Este ciclo utiliza menos água do que os programas padrão, e colocar demasiada roupa suja no tambor pode resultar numa lavagem e enxaguamento ineficazes.

6. Risco de reações alérgicas

As manchas persistentes e os resíduos de detergente podem ficar incrustados nas fibras, tornando a roupa áspera e com aspeto sujo. Isso pode causar reações alérgicas, especialmente em pessoas com pele sensível ou bebés.

7. Não é adequado para roupas delicadas

Contrariamente ao que se possa pensar, o programa curto não é adequado para roupas delicadas, como seda, lã ou rendas.

Apesar das desvantagens, o programa rápido ainda pode ser útil em algumas situações. A sua principal vantagem é a conveniência quando se está com pressa: uma lavagem em menos de uma hora pode ser útil ocasionalmente, mas é aconselhável evitar o uso deste programa de forma sistemática.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Estes iates de sonho a energia solar vão ser feitos com garrafas de plástico
Empresa portuguesa vai construir central de energia solar de 19 milhões de euros
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida