Sustentabilidade

Recursos naturais na UE já esgotados. Vê 6 maneiras para reduzires a tua pegada ambiental

Numa altura em que já esgotámos os recursos naturais de 2024, é essencial mudar hábitos para proteger o planeta
Texto

Foi no dia 3 de maio, sexta-feira, que a União Europeia (UE) esgotou os recursos do planeta disponíveis para 2024. Cada um pode fazer a sua parte – ainda que pequena – para poupar o planeta. E nós partilhamos 6 formas de reduzir a pegada ambiental que não são difíceis de fazer.

O “Dia da Sobrecarga do Planeta”, como é chamado, foi atingido na UE em maio, o que levou a que mais de 300 organizações da sociedade civil a pedir aos líderes da União Europeia que enfrentassem “as crises da natureza, do clima e da poluição após as próximas eleições europeias”.

Os subscritores pedem aos chefes de Estado e de Governo, aos presidentes da Comissão, do Conselho e do Parlamento da UE, e aos eurodeputados, “para que assumam o compromisso político de trabalhar no sentido de uma economia com impacto neutro no clima, com poluição zero e positiva para a natureza”.

Salientam no documento que se as populações mundiais seguissem os padrões de consumo da UE a humanidade já estava a consumir a crédito desde 3 de maio, utilizando recursos que só deviam ser usados no próximo ano.

A carta aberta, dizem as organizações, surge na sequência “dos inéditos e preocupantes recuos nas políticas ecológicas nos últimos meses”, com a “sua instrumentalização para ganhos eleitorais a curto prazo”.

Lembrando que as sociedades e economias dependem do que a natureza fornece, dos alimentos e água a madeira e outros materiais, além da absorção do carbono, as organizações salientam que embora a UE represente apenas 7% da população mundial seriam necessários três planetas para satisfazer a procura se toda a gente na Terra vivesse como os europeus.

6 formas de reduzir a tua pegada ambiental

O impacto individual pode parecer pequeno, mas não quer dizer que não faça diferença. Há pequenas mudanças que cada um de nós pode fazer que podem representar um passo para um mundo mais sustentável.

Partilhamos 6 passos que ajudam a atenuar a tua pegada.

  1. Procura reduzir o teu consumo de carne, especialmente bovina. Vários estudos alertam que a criação de gado gera muitas emissões de gases de efeito estufa. Se conseguires reduzir o consumo de carne, especialmente vermelha, já estás a diminuir a tua pegada de forma considerável. Experimenta comer carne apenas uma vez por dia ou até uma vez por semana ou aposta em novos pratos vegetarianos ou veganos de vez em quando.
  2. Utiliza produtos locais e da estação, já que são mais sustentáveis. Se optares por uma peça de fruta ou legume local e da estação, estás a poupar as emissões do transporte e da produção fora de época.
  3. Opta por comprar em segunda mão. Optar pela economia circular ajuda a reduzir emissões, a poupar matérias-primas, água e energia e permite estender a vida de determinados produtos que poderiam acabar em aterros sanitários. 
  4. Faz uma correta gestão dos teus eletrodomésticos. Por exemplo, no verão, opta por baixar a temperatura da água no termoacumulador e não ligues o forno depois de ligar o ar condicionado ou a ventoinha.
  5. Opta por andar de transportes públicos e em veículos de mobilidade suave, como bicicletas, e-bikes ou trotinetes. Se precisares de andar de carro, atenção à manutenção, e procura manter uma velocidade constante, sem travagens e arranques bruscos. Idealmente, partilha o carro com várias pessoas.
  6. Procura reduzir a utilização de plástico, optando, por exemplo, por comprar a granel e até levar os teus recipientes para o supermercado, se for possível.
Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Estes iates de sonho a energia solar vão ser feitos com garrafas de plástico
Empresa portuguesa vai construir central de energia solar de 19 milhões de euros
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida