Sustentabilidade

5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável

Vê estas dicas para prolongares a vida útil dos teus equipamentos
Texto
Smartphone (foto: Ready Made/Pexels)
Smartphone (foto: Ready Made/Pexels)

Hoje em dia, é impossível viver-se sem tecnologia. Quer seja para lazer ou trabalho, os gadgets são essenciais. Mas com uma preocupação crescente com o ambiente, é também essencial perceber como é que podemos usar as tecnologias de forma sustentável.

A Swappie, uma empresa de compra e venda de smartphones iPhone recondicionados, tem procurado impulsionar a utilização sustentável da tecnologia. Como tal, partilhou cinco dicas que ajudem os consumidores a utilizar a tecnologia de forma ambientalmente responsável.

5 formas de utilizares a tecnologia de forma sustentável

1. Usa os teus aparelhos ao máximo

Atualmente, a grande maioria dos telefones tem várias funcionalidades, como câmara fotográfica, música, e-mail e até acesso à televisão. Se usares tudo, acabas por não ter necessidade de ter vários equipamentos diferentes, além de garantires o retorno do teu investimento.

2. Procura prolongar a vida útil do dispositivo e faz a correta reciclagem

Procura estimar os aparelhos para prolongar a sua vida útil usando capas e películas protetoras, por exemplo. Ainda assim, e com todos os cuidados, às vezes, os equipamentos acabam por dar problemas mais cedo do que o desejado. Se já estiverem fora de garantia, o passo seguinte é fazer o seu correto descarte. Entrega-o num sítio que depois faça o seu reencaminhamento para reciclagem para evitar que acabe no ecossistema, contaminando o solo e a água.

3. Tenta primeiro reparar antes de comprar um novo

Bem sabemos que pode não ser fácil resistir à tentação de ter os novos gadgets, especialmente se o nosso aparelho se avaria. No entanto, procura reparar antes de substituir para evitar o desperdício eletrónico. Outra opção, é optar por um equipamento recondicionado.

Reparação - AWAY
Reparação de telemóvel (foto: Kilian Seiler/Unsplash)

4. Minimiza o consumo de energia dos aparelhos

Sabias que podes fazer pequenas alterações ao longo do teu dia para tentar poupar o consumo de energia do teu equipamento? Experimenta desligar o gadget quando não vai estar em uso por muito tempo e procura os que têm melhor classificação energética.

5. Preserva a bateria

As baterias têm uma vida útil de determinado número de ciclos e é normal que vão perdendo capacidade ao longo do tempo. De acordo com a Swappie, é recomendado manter a carga acima dos 50%, mas evitar que o aparelho carregue completamente até aos 100%.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Estes iates de sonho a energia solar vão ser feitos com garrafas de plástico
Empresa portuguesa vai construir central de energia solar de 19 milhões de euros
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida