O pão é aquele alimento típico de todas as mesas portuguesas. Quer seja para o pequeno-almoço ou para acompanhar uma das refeições principais, costuma-se dizer que dificilmente falta em casa das pessoas. O problema é que muitas vezes também sobra e acaba no lixo.
Para diminuir o desperdício alimentar, a Panificadora Costa & Ferreira, conhecida pelo Pão de Rio Maior, deixa algumas sugestões para não desperdiçares pão. A AWAY decidiu juntar mais umas dicas. Até porque, no final, tanto o ambiente como a carteira agradecem.
6 dicas para não pôr pão no lixo
Não vás às compras sem planear antes
Uma das principais razões pelas quais há desperdício alimentar é porque muitas vezes não preparamos com atenção as nossas refeições. Por isso, antes de ires ao mercado, faz uma lista e calcula o melhor que conseguires quanto pão precisas realmente de comprar.
Congela o pão
Se chegas ao final do dia e percebes que tens pão que não se comeu, uma boa dica é congela-lo. Corta-o em fatias (se for um pão grande, como o de Rio Maior) ou ao meio e coloca-o no congelador num saco próprio. Quando quiseres comê-lo, podes pôr no micro-ondas ou numa tostadeira.
Faz pão ralado caseiro
Outra forma de conservar o pão por mais tempo é ralá-lo. Basta cortar em fatias ou cubos, colocar azeite e especiarias e levá-lo ao forno por cinco minutos. Depois deixa arrefecer e tritura-o. Dura até um mês se guardado num recipiente hermético ou até três meses se o congelares.
Prepara croutons para acompanhar com sopas ou saladas
Esta é outra opção para dares uma nova vida ao teu pão velho. O modo de preparar é semelhante ao do pão ralado com uma única diferença, não tens de o triturar. Se quiseres mais sabor, é só temperares a gosto com ervas aromáticas, alho, pimenta ou mais sal.
Porque não fazer uma sobremesa?
Se és mais de doces, há algumas sobremesas que podes fazer com pão duro. Das fatias douradas (ou rabanadas) ao pudim de pão, há várias formas de dar uma nova vida àquele pedaço que acabaria no lixo.
Transforma-o em açorda e tem acompanhamento para o jantar
Outra opção muito típica é a açorda e não há nada melhor do que pão já duro para a fazer. Podes fazer de camarão, bacalhau e de um tanto outro número de coisas.