Sustentabilidade

Vais comprar pão? 6 dicas para aproveitares até à última migalha

Compraste pão a mais e agora não sabes o que fazer com ele? Não temas, nós temos algumas sugestões para o aproveitares
Texto

O pão é aquele alimento típico de todas as mesas portuguesas. Quer seja para o pequeno-almoço ou para acompanhar uma das refeições principais, costuma-se dizer que dificilmente falta em casa das pessoas. O problema é que muitas vezes também sobra e acaba no lixo.

Para diminuir o desperdício alimentar, a Panificadora Costa & Ferreira, conhecida pelo Pão de Rio Maior, deixa algumas sugestões para não desperdiçares pão. A AWAY decidiu juntar mais umas dicas. Até porque, no final, tanto o ambiente como a carteira agradecem.

Pão - AWAY
Não ponhas sobras de pão no lixo (foto: Geraud Pfeiffer/Pexels)

6 dicas para não pôr pão no lixo

Não vás às compras sem planear antes

Uma das principais razões pelas quais há desperdício alimentar é porque muitas vezes não preparamos com atenção as nossas refeições. Por isso, antes de ires ao mercado, faz uma lista e calcula o melhor que conseguires quanto pão precisas realmente de comprar.

Congela o pão

Se chegas ao final do dia e percebes que tens pão que não se comeu, uma boa dica é congela-lo. Corta-o em fatias (se for um pão grande, como o de Rio Maior) ou ao meio e coloca-o no congelador num saco próprio. Quando quiseres comê-lo, podes pôr no micro-ondas ou numa tostadeira.

Faz pão ralado caseiro

Outra forma de conservar o pão por mais tempo é ralá-lo. Basta cortar em fatias ou cubos, colocar azeite e especiarias e levá-lo ao forno por cinco minutos. Depois deixa arrefecer e tritura-o. Dura até um mês se guardado num recipiente hermético ou até três meses se o congelares.

Prepara croutons para acompanhar com sopas ou saladas

Esta é outra opção para dares uma nova vida ao teu pão velho. O modo de preparar é semelhante ao do pão ralado com uma única diferença, não tens de o triturar. Se quiseres mais sabor, é só temperares a gosto com ervas aromáticas, alho, pimenta ou mais sal.

Porque não fazer uma sobremesa?

Se és mais de doces, há algumas sobremesas que podes fazer com pão duro. Das fatias douradas (ou rabanadas) ao pudim de pão, há várias formas de dar uma nova vida àquele pedaço que acabaria no lixo.

Transforma-o em açorda e tem acompanhamento para o jantar

Outra opção muito típica é a açorda e não há nada melhor do que pão já duro para a fazer. Podes fazer de camarão, bacalhau e de um tanto outro número de coisas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Sabes quais são os equipamentos elétricos com maior impacto ambiental?
Cemitérios a produzir energia solar? Projeto está a nascer em Espanha
Hyundai apresenta primeiro camião a hidrogénio com condução autónoma