Energia

8 dicas muito simples para poupares energia em casa

Nem sempre precisas de gastar dinheiro para melhorar a tua eficiência energética
Texto

Poupar dinheiro em energia e eletricidade? Ora vamos a isso. Deixamos-te aqui 8 dicas bem simples que te poderão ajudar a utilizares de forma mais eficiente a energia em casa para poderes poupar no consumo e nos custos.

A verdade é que para poupares energia não é necessário trocar todas as lâmpadas e equipamentos, mas sim, começar com o mais básico: comportamentos adequados à poupança de energia.

Poupar energia não é apenas poupares dinheiro, é também contribuíres para um menor consumo dos recursos do planeta e assumires um compromisso com o futuro.

poupar energia - away
Poupar energia (foto: Raw Pixel/Freepik)

8 Dicas para poupar energia

  • Ajusta as tuas rotinas diárias - Abre as janelas e deixa entrar luz natural. Deixa portadas ou estores abertos até quase à hora de te ires deitar.
  • Troca as lâmpadas - Se tiveres lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou de halogéneo pensa em trocar. Aproveita os incentivos existentes e troca as lâmpadas por novas economizadoras. Já agora não deixes luzes acessas em casa.
  • Acaba com o stand by dos aparelhos - As máquinas em stand by consomem (em alguns casos) tanta ou mais energia do que ligadas. Instala tomadas com regulação ou mesmo tomada para desligar todo o bloco.
  • Reduz o custo com a água quente - Se puderes revê ou muda o teu sistema de aquecimento de águas. Toma banhos mais curtos e com água menos quente (vê aqui dicas de poupança de água).
poupar - away
Poupar energia e eletricidade vai-te permitir relaxar mais (foto: Fox/Pexels)
  • Instala janelas mais eficientes - Se a tua casa é mais antiga temos uma boa noticia: podes recorrer a apoio do estado para trocar as janelas por mais eficientes. A vantagem é simples: com janelas com bom isolamento térmico não terás tanta necessidade de aquecer a casa no inverno. Se ainda assim não consegues mudar as janelas podes pelo menos vedar fugas de ar e assegurar que as borrachas das janelas estão em condições.
  • Lava a roupa a frio - Sabias que metade da roupa que lavas com água quente poderia na verdade estar a ser lavada em água fria? Ora observa lá bem as etiquetas. Já agora evita passar a ferro porque algumas peças também te vão durar mais tempo.
  • Usa micro-ondas e até torradeira, ao invés do forno - Precisas descongelar uma fatia de pão e rapidamente ligas o forno? Em alguns casos podem bastar poucos minutos numa convencional (e mais económica) torradeira. O forno é ótimo para cozinhados mas é claramente um grande consumidor de energia.
  • Veste roupas adequadas à estação do ano - Compreendemos que não queiras vestir um casaco em casa, mas no inverno se calhar também não precisas andar de t-shirt. A roupa que vestes (bem como a roupa que tens na cama) faz toda a diferença na hora de aqueceres a casa. Verifica se não será aconselhável vestires mais uma peça de roupa, e, com isso, poderes colocar a temperatura dois ou três graus abaixo nos teus aquecedores.
Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano
Preço dos combustíveis na próxima semana de 15 a 21 de abril
Robotáxi elétrico da Hyundai passou no exame de condução… mesmo sem condutor