Atualidade

7 dicas úteis para poupares água em casa

Com pequenos passos podes contribuir significativamente para a poupança de água
Texto

Dia Mundial da Água celebra-se a 22 de março e é também dia de reflexão por tudo o que a água representa na nossa vida. Por isso deixamos-te aqui sete coisas que podes implementar desde já para poupares água, ajudares o ambiente e ao mesmo tempo reduzires a tua fatura.

Durante o ano passado houve alturas em que cerca de 95% do território em Portugal atingiu níveis de seca extrema e o problema poderá persistir em 2023. É cada vez mais importante seguir alguns conselhos básicos que te ajudam a poupar este bem precioso.

agua - away
Poupa água, o bem mais precioso do planeta (foto: Mali Maeder/Pexels)

Diminui o tempo do banho

A água do duche demora o seu tempo a aquecer e, para teres uma ideia, uma torneira aberta gasta cerca de 10 litro de água por minuto. Experimenta ir reduzindo a temperatura e vais conseguir habituar-te a tomar banho com água ligeiramente mais fria, evitando esse desperdício inicial. Também um banho de cinco ou quinze minutos fará toda a diferença.

Fecha torneiras

Quando lavas os dentes, fazes a barba ou até quando lavas loiça ou legumes, por exemplo, tenta ir abrindo e fechando a torneira. A água aberta de forma permanente é um gasto desnecessário.

Carga máxima nas lavagens

Aproveita cada período de lavagem da tua máquina da loiça ou máquina de lavar roupa para colocares carga máxima. Evita ciclos de pré-lavagem a não ser que em termos de consumo de eletricidade as tuas máquinas tenham outras indicações.

Experimenta cozinhar a vapor

Já viste com certeza acessórios que podes colocar em cima de uma panela para poderes aproveitar o vapor e cozer legumes? Pois bem, se queres poupar água (e já agora gás ou eletricidade) experimenta aproveitar esse vapor para os teus legumes favoritos. Ainda ganhas ao nível de nutrientes já que eles não se vão diluir na água. Mas se preferes ainda assim cozinhar com água, não a desperdices e usa, por exemplo, como base para uma sopa.

Verifica torneiras e autoclismos

As fugas de água acontecem mesmo quando não as estás a ver. Basta um vedante deficiente ou uma torneira a pingar. Verifica se todas as torneiras fecham corretamente e monitoriza de vez em quando o funcionamento do autoclismo. Se ouves um pingo a mais é porque tens uma fuga e estás a desperdiçar água. Uma torneira a pingar pode representar uma perda de mais de cinco litros de água por dia.

Rega plantas com cuidado

Não precisas de regar os vasos das plantas e o chão de pedra. Usa regador em vasos e mangueira apenas em jardins. Rega as plantas logo pela manhã ou ao final do dia, evitas desperdício e evaporação de água.

Usa a mangueira só quando necessário

Se tens uma casa com um páteo ou jardim estás a pensar que o mais simples é sempre usar a mangueira para limpar. Pois bem, experimenta varrer primeiro e só depois passar água. Irás reduzir substancialmente a água que usas.

E se vais utilizar também a mangueira para lavar o carro, experimenta utilizar um balde com água e uma esponja para tirar as maiores sujidades e só depois aplicas água. Uma vez mais irás conseguir realizar importantes poupanças de água.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal