Sustentabilidade

Fã de café? 5 formas de aproveitares as borras e dar-lhes uma nova vida

As borras de café têm várias utilizações e não precisam de acabar no lixo
Texto
Borras de café (foto: Katy Tomei/Unsplash)
Borras de café (foto: Katy Tomei/Unsplash)

Se bebes café em casa, com certeza já reparaste na quantidade de borras que se utiliza. E o mesmo se aplica quando se usam cápsulas. Apesar de o destino normal das borras de café ser o caixote do lixo, elas acabam por ter outras utilizações muito práticas.

Dar uma nova vida ao café moído é uma forma de poupar dinheiro e de ser mais sustentável. Por isso, os profissionais de limpezas domésticas do Dr. Lava Tudo partilharam cinco ideias para se aproveitar as borras de café.

Café - AWAY
Quem bebe muito café está sempre a pôr borras no lixo (foto: Wirestock/Freepik)
  1. Adubo

O café pode ser muito bom para as plantas. Para se criar um adubo rico em nutrientes como cobre e potássio, mistura 100g de borras de café com um litro de água. Depois é só aplicar no solo para fertilizar plantas e hortaliças.

  1. Repelente

As borras de café funcionam bem como repelente de pragas, incluindo formigas e pulgas. No caso dos animais, experimenta esfregar as borras de café suavemente no pelo do animal depois do banho. Para pragas de casa, espalhe as borras de café nos locais onde as formigas costumam circular.

  1. Eliminar maus odores

Até pessoas que não gostam de café muitas vezes admiram o seu aroma. Por isso, não é de estranhar que seja um bom produto para eliminar odores. Deixa as borras de café secarem ao sol e coloca-as em locais com odores desagradáveis. Também pode ser esfregado nas mãos para remover cheiros fortes.

  1. Limpeza doméstica

Graças às suas propriedades abrasivas, as borras de café podem ajudar a eliminar sujidade mais difícil. Adiciona um pouco ao detergente para melhores resultados, mas, atenção, evita superfícies porosas.

  1. Exfoliante de pele

Sabias que podes fazer um exfoliante natural usando borras de café? Basta misturá-las com óleo de coco ou água e esfregar suavemente na pele para remover as células mortas.

Artigo feito em parceria com o IOL.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana