Energia

Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras

Inspirados na arte do origami, estes painéis solares são perfeitos para as tuas aventuras ao ar livre
Texto

Desengana-te se achas que os painéis solares apenas podem ser usados para dar energia a casas ou cidades. Cada vez mais, surgem propostas portáteis que tornam a energia solar acessível até quando se está fora da rede. A Levante é uma start-up que criou painéis solares portáteis e dobráveis inspirados na arte do origami.

Foi no Kicktarter, uma plataforma de crowdfunding, que se ficou a conhecer pela primeira vez a Levante e o seu inovador painel solar portátil, criado com o objetivo de revolucionar o design tradicional e fixo do clássico painel.

Painéis solares dobráveis - AWAY
Sara Plaga e Kim-Joar Mylkbust, criadores da Levante (foto: divulgação)

Foi de uma necessidade que nasceu este inovador painel solar. Sara Plaga e Kim-Joar Myklbust sempre gostaram de acampanar e estar ao ar livre e em todas as suas viagens, havia sempre um problema que se tornava difícil de resolver: a falta de soluções de energia renovável facilmente transportáveis.

E parece que a dificuldade não era apenas sentida por eles. Um estudo que levaram a cabo fez com que percebessem que 75% dos marinheiros e campistas gostavam de poder usar energia renovável para carregar os seus equipamentos eletrónicos ou até o seu carro elétrico.

Design inspirado nos satélites e no origami

É o facto de serem dobráveis que torna os painéis solares da Levante tão únicos. O design foi inspirado nos satélites e no origami, a arte de dobrar papel.

Estes painéis solares são 20% mais leves do que outras opções e, dobrados, ficam até nove vezes mais pequenos.

Painéis solares dobráveis - AWAY
Painel dobrado (foto: divulgação)

Os painéis solares são produzidos em Itália, de onde é a start-up, e são feitos em fibra de carbono reciclada. Os painéis solares estão disponíveis em duas versões, uma de 330 watts e outra de 500 watts – o mais elevado no mercado, de acordo com a Levante.

Foram pensados para serem usados não apenas em barcos ou caravanas, como também em propriedades fora da rede ou até em pequenas casas.

Os painéis solares da Levante estão disponíveis para compra no IndieGoGo, sendo que a opção de 330W custa 2000 euros e a de 500W, 3000 euros. A entrega está estimada para abril deste ano.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida