Smartcity

Ciclovia solar? Há uma na Alemanha com 900 painéis fotovoltaicos

Foi inaugurada em Freiburg uma ciclovia coberta por uma pérgula com painéis solares para gerar energia
Texto

A Alemanha tem agora aquela que é a sua primeira ciclovia solar. Com extensão de 300 metros, a pista para se andar de bicicletas tem uma cobertura com 900 painéis solares translúcidos que geram energia limpa, ao mesmo tempo que protegem os ciclistas da chuva.

Localizada na cidade de Freiburg, a cerca de duas horas de Estugarda, a ciclovia tem capacidade para produzir 280 MWh de energia solar por ano.

Este projeto desenvolvido pela Badenova em cooperação com a cidade de Freiburg e o Instituto Fraunhofer ISE tem como objetivo mostrar como é possível rentabilizar as áreas urbanas para se aumentar a produção de energia renovável.

Ciclovia solar - AWAY
Ciclovia tem 900 painéis solares (foto: Philipp von Ditfurth/Picture Alliance/Getty Images)

A partir da criação da pista coberta por painéis solares foi possível desenvolver um modelo que pode ser aplicado a outras áreas urbanas, tanto em telhados, zonas de circulação e até espaços abertos. Também foi criado um sistema próprio para transportar energia que pode ser usado noutras zonas.

A ciclovia solar já pode ser usada desde final de abril e apesar de ser a primeira, quem está por trás do projeto espera que não seja a última.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal