Energia

Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023

Foram instalados 117 gigawatts de nova capacidade de energia eólica o ano passado
Texto
Parque eólico - imagem ilustrativa (foto: Freepik)
Parque eólico - imagem ilustrativa (foto: Freepik)

Há cada vez mais turbinas eólicas a gerar energia no mundo. O ano passado, foram instalados 117 gigawatts de nova capacidade de energia eólica, um aumento de 50% em relação a 2022. 2023 foi assim o melhor ano já registado para novos projetos eólicos.

A informação foi avançada no Relatório Global sobre o Vento, publicado pelo Conselho Global de Energia Eólica, que refere que o aumento das instalações eólicas “mostra que o mundo está a avançar na direção certa no combate às alterações climáticas”.

Ainda que 2023 tenha representado um novo máximo na instalação eólica, é preciso que o crescimento seja ainda maior. Os autores do relatório alertam que o crescimento anual deve ser de pelo menos 320 gigawatts até 2023 para se cumprir o objetivo de triplicar a capacidade mundial de geração de energia renovável até ao final da década, conforme acordado na COP28.

Eólica - AWAY
Parque eólico offshore (foto: Stephane Mahe/Pool photo via AP)

Com os impactos crescentes das alterações climáticas, a energia eólica e outras fontes de energia renováveis são vistas como fundamentais para reduzir a produção de eletricidade a partir de combustíveis fósseis e mitigar as alterações climáticas.

As energias renováveis são a forma mais barata de eletricidade em muitas partes do mundo e estão entre as mais baratas na maioria dos outros. A capacidade acumulada global de energia eólica totaliza agora 1.021 gigawatts.

Tal como aconteceu em 2022, a China liderou todos os outros países em novas instalações de energia eólica onshore e offshore em 2023. Tinha 65% das novas instalações e foi seguida pelos EUA, Brasil e Alemanha, respetivamente. Juntos, estes quatro países representaram 77% das novas instalações a nível mundial no ano passado.

África e Médio Oriente instalaram 1 gigawatt de capacidade de energia eólica em 2023, quase o tripo do ano anterior.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Hyundai apresenta primeiro camião a hidrogénio com condução autónoma
Segurança rodoviária: 9 peças de roupa a evitar quando se está ao volante
Projeto português cria vidro que produz eletricidade a partir da luz solar