Energia

Maior turbina eólica de madeira do mundo dá energia a 400 casas

Turbina eólica feita de madeira produz energia renovável com menor pegada ecológica
Texto

A maior turbina eólica de madeira do mundo já está a gerar energia. Com 2 MW, esta turbina fica localizada perto de Gotemburgo, na Suécia, e dá eletricidade a 400 habitações.

Construída pela start-up Modvion, este aerogerador tem uma torre de 105 metros de altura. Se as medições incluírem as lâminas, chega aos 150 metros. A parte interessante é que apenas a torre é de madeira, já que a parte do motor e das lâminas é da Vestas.

Já ligada à rede, o aerogerador com capacidade de 2MW está a produzir energia para 400 casas. 

A torre foi construída em sete secções com 28 módulos, e as paredes grossas utilizam 144 camadas de folhas de madeira laminada proveniente de abetos. Para garantir que tudo permanece no sítio, os módulos são unidos com acessórios de aço.

Por ser feita em madeira, a torre é mais leve do que se fosse em aço o que faz com que seja mais fácil transportá-la. Além disso, é mais ecológica, sendo negativa em carbono. Isto porque as torres não só armazenam carbono como também vão absorvendo-o da atmosfera ao longo da sua vida útil.

Turbina eólica de madeira - AWAY
Turbina eólica de madeira mais alta do mundo (foto: Paul Wennerholm/Modvion)

As torres de madeira têm ainda outra vantagem em termos de sustentabilidade. No fim de vida, podem ser usadas na indústria da construção.

À BBC, a Modvion afirmou que planeia abrir uma fábrica em 2027 com capacidade de produzir 100 aerogeradores de madeira por ano.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
7 conselhos para conduzires em segurança em dias de chuva
Novo Dacia Spring traz novo design e mais equipamentos
Circulação de comboios na Linha de Cascais com cortes este fim de semana