Energia

Turbinas eólicas de madeira: loucura ou ideia de génio?

Modvion patenteou turbinas eólicas em madeira, mais ecológicas, fáceis de transportar e igualmente resistentes
Texto

Apesar de produzirem energia limpa e sem emissões, as turbinas eólicas em si não são particularmente sustentáveis porque são produzidas em aço e não são fáceis de reciclar no fim de vida. A Modvion, uma empresa sueca, criou uma solução mais amiga do ambiente: aerogeradores em madeira.

À primeira vista, pode parecer um conceito estranho. No entanto, de acordo com a empresa, as turbinas eólicas de madeira têm várias vantagens e não são só ambientais. Além de a madeira ter a capacidade de sequestrar carbono, é leve e resistente e tem mais força por peso do que o aço.

Turbinas eólicas de madeira - AWAY
Turbinas de madeira a serem montadas (foto: Modvion)

Ao contrário do que acontece com as turbinas modulares em aço, que precisam de centenas de parafusos e manutenção regular, as de madeira são feitas em módulos e são apenas coladas já no local. Desta forma, podem ser transportados com camiões normais.

Mesmo no fim de vida – têm uma duração expectável de 25 a 30 anos –, há vantagens. As turbinas eólicas da Modvion, quando são desmontadas, são transformadas em vigas para a indústria da construção, continuando assim a armazenar o carbono que está preso na madeira.

E os incêndios? E a água e a humidade? A Modvion percebe que possam parecer problemas, mas garante que não o são. Como a construção é em madeira maciça, o lado exposto ao fogo começaria a carbonizar de forma lenta e controlável. Em relação à água, as turbinas levam uma pintura que protege.

Até ao final de 2023, a empresa sueca vai instalar a sua primeira turbina eólica comercial que terá capacidade de 2MW e medirá 150 metros. Recentemente, fez uma parceria com a RWE Renewables e os aerogeradores da Modvion podem vir a integrar os parques eólicos da empresa energética.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal