Energia

Turbinas eólicas às riscas? É por causa dos pássaros

Novo estudo demonstra que pintar riscas pretas e brancas em turbinas eólicas pode ajudar pássaros a identificá-las e desviarem-se
Texto
Turbinas eólicas às riscas (fotomontagem: AWAY com foto Quang Nguyen/Unsplash)
Turbinas eólicas às riscas (fotomontagem: AWAY com foto Quang Nguyen/Unsplash)

A energia eólica tem várias vantagens para o planeta. Mas, como já diz o velho ditado, não há bela sem senão, e, no caso das turbinas eólicas, um dos grandes problemas é o facto de se tornarem quase invisíveis para os pássaros que acabam por embater nas lâminas e morrer.

Um novo estudo publicado agora na Global Ecology and Conservation sugere que uma possível forma de controlar o problema é dando um novo look às turbinas eólicas, mais concretamente, pintando-as com riscas pretas e brancas.

Turbinas eólicas às riscas - AWAY
Como poderiam ser as turbinas eólicas (fotomontagem: Graham Martin e Alex Banks)

Esta solução, apresentada pelos ornitólogos Graham Martin e Alex Banks, foi especialmente pensada para os parques eólicos offshore que estão a provocar a morte de aves marinhas.

O que acontece é que os pássaros estão normalmente focados em encontrar comida e detetar predadores e, como as turbinas eólicas não são sequer um foco destes animais voadores, eles acabam por embater nas estruturas. A juntar a esta questão, está a forma como as aves apreendem o mundo, diferente dos humanos.

Os autores do estudo justificam que a melhor forma de alertar as aves para os aerogeradores é fazer com que estes sobressaiam na paisagem.

Se estás a pensar que uma boa forma seria pintar as megaestruturas de cores coloridas – seria giro um parque com turbinas da cor do arco-íris -, a verdade é que esta não é também a melhor solução.

Os ornitólogos explicam que quando os pássaros estão a usar a visão frontal para controlar o voo e desviarem-se de obstáculos, eles não veem com uma grande resolução espacial e mais depressa identificam padrões do que cores.

Ave com turbinas eólicas - AWAY
Aves deparam-se com cada vez mais turbinas eólicas (foto: Timusic Photographs/Unsplash)

A melhor forma então de chamar a atenção de um pássaro é com turbinas eólicas com riscas pretas e brancas que criam um padrão quando as pás giram.

Será que em breve vamos começar a ver parques eólicos com aerogeradores às riscas? Pode ser que sim. Afinal, esta será uma solução relativamente simples de ser posta em uso já que não interfere com outras regras já em vigor e pode ser implementada durante o processo de produção.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel