Energia

Turbinas eólicas da altura da Torre Eiffel poderão ser o futuro?

Produção de energia eólica offshore poderá ter um novo aliado de força: colunas gigantes com dezenas de turbinas eólicas
Texto

Como é que se consegue aumentar a produção de energia eólica sem necessariamente se ocupar uma maior área de terra ou mar? Uma das soluções poderá ser uma coluna da altura da Torre Eiffel com dezenas de turbinas eólicas instaladas.

A tecnologia de que falamos chama-se Windcatcher – isto porque “apanha vento” – e é uma criação da empresa norueguesa Wind Catching Systems. Foi desenvolvida com o objetivo de otimizar a produção de energia eólica offshore.

Windcatcher - AWAY
Tecnologia Windcatcher tem altura da Torre Eiffel (imagem: Wind Catching Systems)

Cada estrutura suporta vários aerogeradores, o que permite que tenha a capacidade de produzir eletricidade para 80 mil casas europeias. Isto é o equivalente à produção de cinco turbinas eólica convencionais, explica a empresa por trás da tecnologia.

Graças ao seu design peculiar, anualmente, cada Windcatcher consegue gerar 2,5 vezes mais energia por área varrida do que uma turbina eólica. Além disso, por ter o dobro da área de varrimento de um aerogerador de 15MW, consegue gerar cinco vezes mais energia todos os anos.

Uma das grandes vantagens dos Windcatchers é o impacto mais reduzido que têm no fundo do mar. Instalando apenas cinco destas grandes estruturas, consegue-se produzir o mesmo que com 25 turbinas eólicas, mas os pontos de contacto com o solo são os mesmos que apenas cinco aerogeradores.

Windcatcher - AWAY
Cinco Windcatchers equivalem a 25 turbinas tradicionais (imagem: Wind Catching Systems)

As turbinas são montadas nas estruturas ainda em terra, o que permite que a instalação seja feita sem recurso a embarcações ou gruas especiais.

De acordo com a Wind Catching Systems, os Windcatcher têm uma vida útil de 50 anos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos