Energia

Turbinas eólicas sem pás podem ser o futuro silencioso da energia eólica

Startup de Espanha está a desenvolver aerogeradores sem pás eólicas que produzem energia graças a vórtices criados pelo vento
Texto

Diz o ditado que não há bela sem senão e a energia eólica não é exceção. Apesar de ser sustentável, a produção com as turbinas eólicas gera poluição sonora e tem impacto na vida selvagem. A Vortex Bladeless encontrou uma solução: aerogeradores sem pás eólicas.

Durante anos, a produção de energia eólica serviu-se de tecnologia que tem por base o modelo tradicional dos moinhos de ventos. Pás gigantes giram com a força do vento, produzindo energia.

Turbina eólica sem pás - AWAY
Turbina eólica sem pás da Vortex Bladeless

O problema é que para a máquina funcionar, faz muito barulho. Além disso, pelo seu design, todos os anos morrem milhares de aves, havendo já casos de empresas de energia que tiveram de pagar multas pelo impacto das suas turbinas na vida selvagem.

A proposta da Vortex Bladeless, uma startup de Espanha, para resolver o problema é relativamente simples, tirar-se as pás eólicas. Mas como é que se gera energia desta forma?

Os aerogeradores que estão a ser desenvolvidos por esta empresa são, no mínimo, diferentes. Torres cilíndricas relativamente finas, compostas por uma parte fixa e uma móvel, estendem-se em direção ao céu prontas a usar o vento para produzir energia.

Dependendo da velocidade a que sopra o vento, é gerado um vórtice que faz parte da turbina oscilar, produzindo energia.

aerogerador sem pás eólicas - AWAY
Aerogerador é amigo das aves

De acordo com a Vortex Bladeless, a tecnologia que estão a desenvolver trará várias vantagens para a produção de energia renovável. O facto de não ter pás faz com que seja consideravelmente mais silenciosa e não é um perigo para as aves que possam circular a sua volta.

Por ser uma estrutura que se estende na vertical, está sempre orientada para o vento.

O projeto da empresa espanhola está a ser estudado para se adaptar a várias necessidades. Aerogeradores mais pequenos podem servir para dar energia a habitações. Em grande escala, podem ser usados em parques eólicos.

A startup está a trabalhar para testar o produto em ambiente real e já instalou um aerogerador de 2,75 m na cidade de Ávila, em Espanha.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal