Energia

Esta turbina de energia eólica tem 40 W de potência e cabe na tua mochila

Empresa criou pequena turbina eólica com bateria que permite armazenar energia suficiente para carregar até 4 telemóveis
Texto

Chamemos-lhe energia eólica on the go. Pelo menos, é esse o conceito apresentado pela Aurea Technologies, uma empresa canadiana que desenvolveu a Shine Turbine, uma turbina eólica portátil com 40 watts de potência, cabe na mochila e gera energia assim que o vento sopra a mais de 13 km/h.

Os painéis solares portáteis não são uma novidade, a Xiaomi já apresentou um e há já gadgets que se aproveitam da tecnologia para funcionarem fora da rede. Mas a ideia de uma turbina eólica pequena e portátil é pouco explorada.

Shine Turbine - AWAY
Shine Turbine

Por trás deste gerador de energia eólica, estão duas entusiastas de atividades ao ar livre. Cat Adalay e Rachel Carr tinham o background em ciências e engenharia e a vontade de desenvolver um produto que lhes desse a liberdade de produzirem energia limpa a qualquer hora do dia, com o sol a brilhar ou com chuva e nuvens.

A Shine Turbine é o resultado dessa vontade. Tem o tamanho de uma garrafa de um litro e pesa apenas 1,4 kg, fazendo com que caiba facilmente em qualquer mochila. Montá-la demora poucos minutos e tudo o que necessitas fica dentro do corpo da turbina. Por isso, não tens de andar com a chave de fendas atrás.

mini turbina eólica - AWAY
Cat Adalay e Rachel Carr, as criadores da turbina portátil

É uma turbina com 40 watts de potência e permite que se ligue diretamente o tablet ou o telemóvel para carregar. Além disso, tem uma bateria de lítio de 5V e 12.000 mAh que armazena a energia gerada e permite usá-la quando necessário. Em alternativa, pode ser utilizada como uma power bank, bastando carregá-la na tomada antes de se sair de casa.

Para produzir energia, os ventos têm de estar a soprar a uma velocidade entre os 13 e os 45 km/h, e a temperatura tem de estar entre os 0ºC e os 40ºC.

Turbina eólica portátil - AWAY
Pequena turbina eólica cabe numa mochila

De acordo com a empresa, a Shine Turbine é resistente aos elementos e tem um rating IP54, o que significa que tem proteção limitada a pó e outras partículas e suporta sprays de água de todas as direções.

Neste momento, é possível adquirir a Shine Turbine no site IndieGoGo a partir de 412 euros. As entregas deverão começar em fevereiro de 2023.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vai nascer uma mega central solar fotovoltaica no Alto Alentejo
Preço dos combustíveis desce na próxima semana 12 a 18 de dezembro
Tecnologia Nissan e-Power nos novos Qashqai e X-Trail