As encomendas de novas turbinas eólicas estabeleceram um novo recorde no primeiro trimestre do ano, com uma subida de 27% face ao período homólogo.
Dados da consultora Wood Mackenzie, em um recente relatório, revelam que a China lidera destacada e é um dos principais motores da atividade de energia eólica a nível mundial, estabelecendo um novo recorde de produção trimestral de 15,2 gigawatts (15,2 GW).
Na América do Sul (1,7 GW) e nos Estados Unidos da América (mais de 1,8 GW) a procura por novos parques eólicos tem sido elevada e na Europa são os parques eólicos offshore que dominam o grosso de novas encomendas.
O volume global de pedidos de turbinas eólicas atingiu assim um novo recorde no primeiro trimestre, com atividade de 23,5 gigawatts (GW), um aumento de 27%.
As encomendas registadas durante o primeiro trimestre estão avaliadas em cerca de 14,2 mil milhões de euros, um aumento estimado de 2,8 mil milhões face a 2022. Os pedidos de aerogeradores para parques eólicos representaram 13% de todos os pedidos do primeiro trimestre.
O Top3 dos fabricantes é liderado pela Envision, seguido pela Vestas e SANY.