Energia

Turbinas eólicas batem novo recorde no primeiro trimestre de 2023

O mercado de turbinas eólicas está em forte crescimento a nível mundial
Texto
Turbinas eólicas (foto: Freepik/DR)
Turbinas eólicas (foto: Freepik/DR)

As encomendas de novas turbinas eólicas estabeleceram um novo recorde no primeiro trimestre do ano, com uma subida de 27% face ao período homólogo.

Dados da consultora Wood Mackenzie, em um recente relatório, revelam que a China lidera destacada e é um dos principais motores da atividade de energia eólica a nível mundial, estabelecendo um novo recorde de produção trimestral de 15,2 gigawatts (15,2 GW).

Na América do Sul (1,7 GW) e nos Estados Unidos da América (mais de 1,8 GW) a procura por novos parques eólicos tem sido elevada e na Europa são os parques eólicos offshore que dominam o grosso de novas encomendas.

turbinas - away
Turbina eólica Envision (foto: divulgação)

O volume global de pedidos de turbinas eólicas atingiu assim um novo recorde no primeiro trimestre, com atividade de 23,5 gigawatts (GW), um aumento de 27%.

As encomendas registadas durante o primeiro trimestre estão avaliadas em cerca de 14,2 mil milhões de euros, um aumento estimado de 2,8 mil milhões face a 2022. Os pedidos de aerogeradores para parques eólicos representaram 13% de todos os pedidos do primeiro trimestre.

O Top3 dos fabricantes é liderado pela Envision, seguido pela Vestas e SANY.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano