Energia

Torres de painéis solar são parques verticais de energia limpa

Há uma empresa a criar torres de painéis solares que resistem a ventos de perto de 140 km/h, à chuva e à neve
Texto

Estruturas verticais com painéis solares poderão ser o futuro da produção de energia renovável. Pelo menos é essa a proposta da Three Sixty Solar, uma empresa de Vancouver, no Canadá, que desenvolveu uma torre para captar energia solar.

A produção de energia solar é essencial para a transição energética. Mas um dos problemas que tem surgido é a falta de espaço para se instalarem painéis fotovoltaicos. A proposta da Three Sixty Solar resolve em grande parte esta questão.

Torre de energia solar - AWAY
Primeira torre solar já instalada (foto: Three Sixty Solar/Facebook)

A empresa está a desenvolver uma solução vertical que permite usar até menos 90% do espaço de um parque de energia solar comum. As torres de painéis solares podem ser instaladas ao pé de casas e empresas ou em terrenos só para produção de energia, sendo que o espaço livre pode ser utlizado para outros fins.

Esta não é, no entanto, a única grande vantagem das torres solares da Three Sixty Solar. Passados 16 meses desde que foi instalada a primeira, a empresa concluiu que a estrutura aguenta até os elementos climatéricos mais extremos.

Apesar de ter passado por ventos de perto de 140 km/h, ter enfrentado nevões e chuva, a torre de energia solar não mostrou qualquer problema, não perdeu capacidade de produção de energia e não necessitou de manutenção extra.

Três opções de torres de energia solar

A Three Sixty Solar desenvolveu três opções de torres de energia solar que se distinguem pelo tamanho e pela capacidade de produção de energia. As alturas podem variar entre os 12 e os 37 metros.

Em termos de produção de energia, esta varia entre os 5 kW, no caso da mais pequena, e os 250 kW, no caso da maior.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”