Energia

A pensar instalar painéis solares? Vê a melhor opção para a tua casa

Os painéis solares não são todos iguais e é importante saber que aspetos ter em consideração na hora de escolher
Texto
Telhado com painéis solares (foto: Kelly/Pexels)
Telhado com painéis solares (foto: Kelly/Pexels)

Ter painéis solares em casa pode ser uma grande mais-valia. Além de ajudarem a colmatar as necessidades energéticas, reduzindo a fatura de eletricidade, ajudam a reduzir a pegada ambiental da casa. No entanto, é essencial saber escolher a melhor opção para o consumo energético que é feito.

Quando se avança com o investimento de painéis solares para autoconsumo, há dois fatores que normalmente são tidos em consideração: o valor do investimento e a energia que vai ser produzida. Mas há um terceiro que é muito importante: o tipo de painel solar que melhor responde aos consumos e necessidades da família.

Painéis solares - AWAY
Painéis solares a serem instalados em telhado (foto: Rick Bowmer/AP)

Quais são os tipos de painéis solares disponíveis

Existem vários tipos de painéis solares, mas há três que são mais comuns e usados: monocristalinos, policristalinos e bifaciais, como refere a DECO PROteste. A eficiência, o material de que são feitos e o design são os principais pontos que os distinguem e, por isso, é essencial analisar bem qual o que terá mais interesse para a tua casa.

Painéis solares monocristalinos

São os painéis solares mais eficientes – cerca de 20% dos raios solares que lhe tocam são transformados em energia usável -, mas também os mais caros devido à sua construção que usa apenas um tipo de material para os cristais. São duráveis, podendo produzir energia por até 30 anos.

Painéis solares policristalinos

Com uma produção mais barata, acabam por ter um preço final também mais barato. Isto acontece porque têm cristais produzidos com diferentes tipos de silício. No final, os policristalinos são menos eficientes do que os monocristalinos, ainda que a durabilidade seja muito semelhante.

Painéis solares bifaciais

Como o próprio nome indica, estes painéis solares têm a mais-valia de captarem energia dos dois lados. Ou seja, enquanto uma face fica virada para o sol a aproveitar os raios diretos, a outra gera energia através da radiação indireta.

Painéis solares - AWAY
É essencial ter em atenção a escolha de painéis (foto: LM Crew/ Pexels)

Apesar de estes serem os três principais tipos de painéis, há ainda outros, tais como os thin-film que são muito finos e têm a particularidade de poderem ser incorporados noutros componentes. O problema é que são muito menos eficientes e têm uma durabilidade inferior.

Cuidados a ter quando se instala painéis solares

Os painéis solares geram uma corrente contínua que não é compatível com os aparelhos que temos em casa. Por isso, além dos painéis, é essencial adquirir também um inversor que converta a eletricidade para corrente alternada.

Idealmente, a energia deve ser consumida na habitação. Se achas que os painéis vão produzir mais do que o que vai ser consumido, uma opção é adquirir também baterias que armazenem o excedente para ser usado, por exemplo, à noite, quando já não há produção de energia solar.

Antes de avançares com o investimento, procura perceber qual é a área que tens disponível no telhado, que tipo de design melhor combina, tempos de garantia e, claro, o custo versus o retorno esperado, explica a CNet. Vê também que tipo de sistema fotovoltaicos o teu orçamento permite que adquiras.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Preço dos combustíveis desce hoje
Prazo para validar faturas e poupar no IRS está a acabar
Radares da PSP na próxima semana até 29 de fevereiro