Energia

Este banco de jardim com painéis solares carrega o teu telefone

Universidade de Coimbra instalou banco inteligente que permite carregar aparelhos eletrónicos com energia solar
Texto
Banco de jardim a energia solar da Universidade de Coimbra (foto: divulgação)
Banco de jardim a energia solar da Universidade de Coimbra (foto: divulgação)

Poderia ser apenas mais um banco de jardim para se relaxar num dia soalheiro. Mas graças a painéis solares, permite mais do que isso. Quem quiser relaxar a apanhar sol na Universidade de Coimbra, poderá sentar-se no banco, conectar o telemóvel e deixá-lo a carregar com energia renovável.

A Universidade de Coimbra anunciou a instalação de um banco de jardim inteligente, com painéis solares, que transforma a luz do sol em eletricidade, permitindo assim carregador dispositivos eletrónicos, junto à Faculdade de Economia. 

Duas entrada USB e duas zonas de carregamento wireless permitem que qualquer pessoa coloque o seu telemóvel, tablet ou outro gadget, a carregar enquanto apanha sol.

A instalação deste banco inteligente e energeticamente autónomo faz parte da Campanha “Junto Ajudamos a Proteger o Futuro”, lançada em setembro de 2023, que tinha como objetivo mostrar como a Universidade de Coimbra contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

A primeira ação implicou a implementação temporária de um painel vivo composto por cerca de 400 plantas que foram depois replantadas no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e em zonas florestais. A segunda ação teve um cariz social com a criação de um programa de doação solidária de refeições a estudantes beneficiários de apoio de ação social.

Na página da campanha é possível ver mais informações sobre cada uma destas ações, assim como descobrir outros projetos e iniciativas da UC em prol do desenvolvimento sustentável.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade