Energia

Águas do Douro e Paiva instala painéis solares para consumo próprio

Investimento de perto de dois milhões de euros permitiu instalar três mil módulos fotovoltaicos
Texto
Painéis solares nas Águas do Douro e Paiva (foto: divulgação)
Painéis solares nas Águas do Douro e Paiva (foto: divulgação)

A empresa Águas do Douro e Paiva investiu cerca de dois milhões de euros em três mil módulos fotovoltaicos na Estação de Tratamento de Água (ETA) em Lever e em cinco estações elevatórias, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a empresa esclarece que o investimento tem por base um concurso público internacional e que as obras nas coberturas dos reservatórios de água estão a decorrer.

Com este investimento, que ultrapassa os 1,8 milhões de euros, a Águas do Douro e Paiva "prossegue o objetivo de conquistar a sustentabilidade energética" e estima que os três mil módulos fotovoltaicos produzam 3,3 Gigawatt por hora (GWh).

Em 2023, a empresa instalou 236 painéis fotovoltaicos no parque de estacionamento e edifício da Estação de Tratamento de Água (ETA) em Lever, atingindo uma produção anual de 163.300 quilowatt por hora (KWh).

Painéis solares na Águas do Douro e Paiva - AWAY
Painéis solares foram instalados em várias zonas (foto: divulgação)

Já em 2022, a Águas do Douro e Paiva investiu em unidades de produção de autoconsumo nas estações elevatórias de Escariz e Cunha, nos reservatórios de Seixo Alto e na ETA de Castelo de Paiva, totalizando 70 painéis, com uma produção de 37,4 Megawatt por hora (MWh).

Este investimento permitiu reduzir em cerca de 9,8 toneladas as emissões de dióxido de carbono (CO2).

A empresa salienta ainda que tem um gasto anual de energia na ordem dos 110 GWh, "o que corresponde a mais de metade dos seus custos operacionais".

Em comunicado, é referido que este investimento tem como objetivo executar o plano de neutralidade energética da empresa, anulando custos de energia e contribuindo para reduzir as emissões de CO2. 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Parte do plástico em Portugal é reciclado com recurso a energia solar
Vais comprar pão? 6 dicas para aproveitares até à última migalha
Quanto tempo demora o Citroën ë-C4 X a percorrer 1000 quilómetros?