Sustentabilidade

Sustentabilidade: Oeiras Parque instala 1472 painéis fotovoltaicos

O Oeiras Parque coloca em prática ações ambientalmente de forma a impactar positivamente o futuro
Texto
Oeiras Parque (foto: divulgação)
Oeiras Parque (foto: divulgação)

O Oeiras Parque instalou recentemente painéis fotovoltaicos, integrados num amplo plano de ações de sustentabilidade e iniciativas de sensibilização ambiental. Em outubro, foram instalados no Oeiras Parque 1.472 painéis fotovoltaicos, que vão permitir a redução de 529 toneladas de emissões de CO2 por ano.

Com a integração de processos estruturais de separação de resíduos, o Oeiras Parque reciclou, até outubro, 774 toneladas de resíduos (RSU – 495 toneladas; vidro – 7 toneladas; plástico – 23 toneladas; papel/ cartão – 157 toneladas; metal –1 tonelada; resíduos orgânicos – 79kg; resíduos eletrónicos – 9 toneladas).

Para além destas ações o Shopping da Linha conta com iluminação LED, postos de carregamento para veículos elétricos, sistema de descarga de água controlada nas torneiras e ainda um ponto eletrão à disponibilidade dos clientes, entre outros.

A estas iniciativas junta-se o facto de o Oeiras Parque dispor de robots de limpeza que permitem a poupança de litros de água e de produtos de limpeza. Além de terem métricas de m2 de lavagem indicam também os locais que são intervencionados. Adicionalmente, são usados sacos reutilizáveis que permitem uma poupança mensal de 20kg de sacos de utilização única, sendo o intuito a curto prazo criar mais tamanhos de sacos para outras aplicações e tentar reduzir ao máximo utilização de sacos descartáveis.

A organização de eventos de cariz ecológico no Oeiras Parque, muitas vezes com recurso à arte (como a exposição ”Mar Vivo”), é também uma das iniciativas constantes para sensibilizar os visitantes para a importância do contributo de todos na construção de um futuro melhor e mais sustentável.

Entre setembro e outubro, o Shopping recebeu também a “Art From The Sea, uma exposição de arte do coletivo Skeleton Sea com vertente ecológica que já percorreu o mundo. Da autoria dos artistas do coletivo artístico Skeleton Sea.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais comprar pão? 6 dicas para aproveitares até à última migalha
Quanto tempo demora o Citroën ë-C4 X a percorrer 1000 quilómetros?
Radares da PSP. Vê onde vão estar na semana de 19 a 25 de fevereiro