Energia

Milhões de painéis solares estão parados em armazéns na Europa

A União Europeia tem a mesma quantidade de painéis solares armazenados que os instalados, diz relatório
Texto
Painéis solares em armazéns (foto: Freepik)
Painéis solares em armazéns (foto: Freepik)

Um novo relatório revela que existe na União Europeia uma quantidade de painéis solares armazenados e parados em centros de logística, semelhante a tudo o que já se instalou. Estão parados, à espera de serem instalados...

De acordo com o relatório Freedom from Fossil Fuels da Rystad Energy, 40 gigawatts (GW) de painéis solares estão armazenados em armazéns em toda a União Europeia, o equivalente ao que foi instalado no conjunto dos 27 países em 2022.

Se todos estes painéis fossem instalados, poderiam substituir pelo menos sete mil milhões de metros cúbicos de gás fóssil até final do ano, prevendo a Rystad Energy que o número de painéis armazenados deverá crescer para 100 GW.

solar - away
Instalação de painéis solares (foto: Senivpetro/Freepik)

Esta enorme quantidade de painéis parados à espera de instalação é um reflexo das enormes barreiras burocráticas que existem em todos os países e que impedem a aceleração da instalação de soluções fotovoltaicas.

Em comunicado citado pela EuroNews, Tara Connoly, ativista da Beyond Fossil Fuels refere que “os países europeus precisam de expandir os programas de formação para instaladores de painéis solares, resolver os estrangulamentos da rede e simplificar os processos burocráticos para retirar os painéis solares dos armazéns e colocá-los nos telhados das casas e das empresas o mais rápido possível”.

A União Europeia comprometeu-se com a neutralidade carbónica até meio do presente século e em acelerar a diversificação de fontes de energia renovável, mas a verdade é que esta ainda tarda a ser a verdadeira prioridade dos principais governos europeus.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana, de 15 a 21 de abril
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano
Robotáxi elétrico da Hyundai passou no exame de condução… mesmo sem condutor