Sustentabilidade

Parque solar da Iberdrola tem ovelhas a pastar e abelhas a voar

Energética Iberdrola avança com atividade apícola nas suas centrais fotovoltaicas
Texto

Depois do pastoreio é agora chegada a vez de apicultura fazer parte do plano ambiental que a Iberdrola desenvolve como compromisso de mitigação do impacto da instalação dos parques solares.

A Iberdrola estabeleceu um acordo de cooperação com um apicultor da região sul (Coolbelha), para a instalação de 30 colmeias nas suas centrais fotovoltaicas, em operação no distrito de Setúbal, mais concretamente nos parques fotovoltaicos de Conde e Algeruz II.

À presença primeiro de ovelhas e agora de abelhas, junta-se também a integração paisagística que a empresa pretende implementar nos seus parques solares, com o cultivo de espécies aromáticas específicas (melíferas) de forma a incrementar a qualidade do mel e também para uma sã convivência entre a atividade apícola e o envolvimento da central solar.

colmeias - away
Colmeias de abelhas em Algeruz (foto: divulgação)

Tal como as ovelhas que tem um papel fundamental na manutenção ecológica do terreno (regeneração dos solos) e redução do risco de incêndios, as abelhas surgem como elemento fulcral da promoção e preservação da biodiversidade pois para além da produção de mel possuem a capacidade de polonização num raio de cerca de um quilómetro a partir das suas colmeias.

Estes projetos estão em fase de estudo ambiental e o sucesso deverá ditar a sua implementação em todas as centrais fotovoltaicas da empresa.

ovelhas - away
Ovelhas a pastar em parque solar Iberdrola (foto: divulgação)

O parque fotovoltaico do Conde, localizado no distrito de Setúbal, ficou concluido no final do ano passado e conta com 14 megawatts (MW) de potência instalada, o que evitará a emissão para a atmosfera de 6 mil toneladas de CO2/ano.

O parque fotovoltaico de Algeruz, localizado no distrito de Setúbal, ficou concluído no ano passado e é constituído por 50.580 módulos fotovoltaicos com uma potência instalada total de 27 MW, evitanto a emissão de cerca de 14 mil toneladas de CO2/ano.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Jogos Olímpicos de Paris vão contar com 500 Toyota Mirai
Hidrogénio e biocombustíveis avançam em projeto da Galp para Sines
Dicas AWAY: Como arrumar louça na máquina de lavar