Energia

Parques solares da Iberdrola em Portugal já têm ovelhas a pastar

Pastoreio nos parques fotovoltaicos beneficia sustentabilidade e agropecuária
Texto

Ovelhas a pastar em parques solares. Leste bem. A ideia não é nova, mas em breve pode tornar-se bastante mais comum nos parques fotovoltaicos.

A Iberdrola acaba de anunciar que já tem quase 300 ovelhas a utilizar os parques solares em Portugal como local para o pastoreio. O “pasto solar” como a empresa energética espanhola lhe chamou é uma forma de colocar os animais ao serviço da sustentabilidade.

A utilização de ovelhas em parques solares permite uma manutenção ecológica do terreno (regeneração dos solos), reduz o risco de incêndio (devido ao controlo da altura da vegetação) e beneficia os animais, providenciando alimento e proteção contra o sol e chuva, debaixo dos painéis solares. Para além disso tem um efeito positivo na comunidade.

ovelhas parque solar - away
A Iberdrola quer ter 300 ovelhas nos seus parques solares em Portugal (foto: divulgação)

Foram já introduzidas 200 ovelhas no parque fotovoltaico de Algeruz II, localizado no distrito de Setúbal, a primeira infraestrutura solar concluida pela Iberdrola em Portugal, com 27 MW de capacidade instalada. O parque fotovoltaico de Conde, em Palmela, cuja construção terminou no ano passado, é usado por 70 ovelhas como local de pasto. Paralelamente, a Iberdrola está em processo de introdução de 200 ovelhas nos parques Alcochete I e II.

Com esta nova prática de pastoreio a Iberdrola contribui para a criação de empregos locais e fomenta outros setores como a pecuária, abastecendo o solo com nutrientes e novas sementes, aumentando a biodiversidade de forma mais natural.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável
Estes painéis solares de cor terracota são discretos e quase desaparecem no telhado
Primavera sem andorinhas? Número destas aves está em declínio