Energia

Mil ovelhas garantem manutenção de parque solar em Espanha

Parceria entre Stellantis e Prosolia Energy assegura central fotovoltaica de 8,6 MW
Texto
Ovelhas nas instalações da Stellantis
Ovelhas nas instalações da Stellantis

Apesar de os parques solares serem uma alternativa sustentável para a criação de energia verde, ainda é necessário ter em consideração que a sua manutenção nem sempre é simples. Nestas centrais fotovoltaicas, é preciso garantir o controlo do crescimento de vegetação à volta dos painéis solares de forma a que não prejudique o seu bom funcionamento.

O Grupo Stellantis, detentor de marcas como a Fiat, a Peugeot e a Jeep, juntamente com a Prosolia Energy, empresa de energia sustentável, lançaram o que chamam de “pastoreio solar” na zona de geração de energia solar das instalações da empresa da indústria automóvel em Zaragoza, Espanha.

O conceito é simples: colocam-se ovelhas na área onde estão instalados os painéis solares de forma a que estas controlem o crescimento da vegetação.

Desta forma, as instalações da Stellantis em Zaragoza passaram a ser casa para 1000 ovelhas.

O rebanho de ovelhas pasta à vontade numa área de quase 100 mil metros quadrados onde está instalada a central fotovoltaica de 8,6 MW. As ovelhas têm acesso a vários tipos de vegetação e estão sempre sob supervisão de um pastor.

Para garantir que o solo não perde a sua qualidade, em alturas de pausa é feita a sua fertilização. Assim, quando a central fotovoltaica for retirada, o solo estará em perfeitas condições para ser usado para agricultura.

Para a Prosolia Energy e para o grupo Stellantis, este projeto é uma forma de manter o compromisso de fomentar a biodiversidade e de respeitar o planeta.

(Fotos: Prosolia Energy)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel