Energia

Na manutenção de parques solares, os melhores funcionários são ovelhas

A unidade de Chattanooga, nos Estados Unidos, tem uma equipa muito especial a fazer a manutenção dos solos do parque solar
Texto
Volkswagen Chattanooga tem ajuda especial
Volkswagen Chattanooga tem ajuda especial

A Volkswagen tem fábricas espalhadas por todo o mundo. Uma delas, a Volkswagen Chattanooga, nos Estados Unidos, é uma unidade que garante mais de 4 mil postos de trabalho e, de há alguns anos para cá, passou também a dar trabalho a membros não-humanos, mais concretamente, a ovelhas.

Em 2013, foi construído nas instalações um parque solar com capacidade de produção de 9,5 MW que garante 12,5 % das necessidades energéticas da fábrica. Este parque, que ocupa 13 hectares de área e é constituído por 33.600 módulos solares, é gerido pela Silicon Ranch Corp que utiliza as ovelhas para fazer o que chama de manutenção regenerativa.

50 ovelhas moram em Chattanooga e garantem que o parque solar está sempre operacional. 

As ovelhas pastam na área onde os módulos estão instalados, garantindo a manutenção das ervas e dos solos, algo importante para evitar a erosão. Para além disso, ao mesmo tempo que controlam a altura da vegetação, fertilizam as terras.

O parque solar está dividido em quatro áreas e as 50 ovelhas vão rodando pelas terras de forma a garantir que o terreno não é usado em demasia.

As ovelhas são consideradas trabalhadoras eficientes, uma vez que todos os dias do ano estão a pastar, independentemente da temperatura. Ainda assim, nos dias de maior calor, em que o sol não dá tréguas, os painéis solares garantem sombra às trabalhadoras de quatro patas.

Neste campo, não estão sozinhas e a Silicon Ranch Corp. tem burros resgatados a tomar conta das ovelhas e encarregues de alertar caso haja algum animal perigoso na área.

Volkswagen of America e o The Conservation Fund ajudam a proteger 600 hectares de terreno

Ao “empregar” as ovelhas, a Volkswagen consegue garantir que a produção de energia renovável tem manutenção também ela sustentável e amiga do ambiente.

O parque solar de Chattanooga faz parte do plano da empresa em descarbonizar através da eletrificação.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”