Energia

Ciberataque afeta dados de 1,3 milhões de clientes da Iberdrola

Enquanto em Portugal ainda ecoam as notícias de ciberataques a empresas do Grupo Sonae e Vodafone, chegam agora notícias de Espanha
Texto
Sede da Iberdrola em Bilbao
Sede da Iberdrola em Bilbao

Os ciberataques são cada vez mais frequentes e não há empresas nem setor que pareçam conseguir estar imunes aos ataques dos hackers. Ainda nos últimos dias foi notícia o ataque cibernético ao Grupo Sonae (ver notícia na CNN Portugal) e no mês passado à Vodafone

Agora chegam notícias de mais um ciberataque, desta vez a uma empresas de energia. A Iberdrola foi vítima de um ciberataque que afetou 1,3 milhões de clientes, embora, de acordo com informação da empresa, os “hackers” não tenham conseguido aceder aos dados bancários, fiscais ou de consumo de eletricidade.

Segundo fontes da empresa confirmaram à agência Efe, o incidente foi resolvido no mesmo dia e os “hackers” só tiveram acesso ao nome, apelido e identidade dos clientes da empresa de energia.

O ataque, relatado pelo Eldiario.es, ocorreu em 15 de março e foi seguido por outros ataques "massivos" que a empresa conseguiu bloquear e impedir que fossem bem-sucedidos.

Os ataques ocorreram no mesmo dia em que outras instituições e empresas espanholas, como alguns serviços da Renfe (caminhos de ferro), além de europeias, sofreram o mesmo problema.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal