Energia

Iberdrola e bp juntam-se para produzir hidrogénio verde em Portugal

Joint venture entre as duas empresas engloba também a implementação de 11 mil pontos de carregamento até 2030
Texto
Iberdrola e BP formam joint venture
Iberdrola e BP formam joint venture

A Iberdrola e a bp chegaram a acordo para a criação de uma joint venture com vista à produção conjunta de hidrogénio verde em Portugal, Espanha e Reino Unido.

A aliança pretende explorar a experiência da Iberdrola no desenvolvimento de energias renováveis, assim como o conhecimento da bp no processamento e comercialização de gás.

Para além da produção integrada de hidrogénio verde em grande escala na Península Ibérica e no Reino Unido, o acordo contempla ainda a produção dos respetivos derivados, tais como o amoníaco verde e o metanol. Produtos que podem vir a ser exportados para o Norte da Europa.

Para os centros de produção de hidrogénio a funcionar nos três países, Iberdrola e bp têm o objetivo de atingir uma capacidade de produção de até 600 mil toneladas por ano.

Uma outra vertente da joint venture entre as duas energéticas visa impulsionar a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos em Portugal e Espanha.

As duas empresas planeiam investir até mil milhões de euros na implementação de uma rede de até 11 mil pontos de carregamento público, rápido e ultrarrápido, nos dois países.

Até 2025 serão instalados 5000 pontos de carregamento rápido destinados a automóveis de passageiros, comerciais ligeiros e veículos pesados. Cinco anos depois, em 2030, o plano conjunto da Iberdrola e da bp prevê que estejam em pleno funcionamento um total de 11 mil pontos de carregamento, número que inclui as estações em operação à data de hoje.

Da aliança entre as duas organizações vai também resultar o estudo do desenvolvimento de soluções conjuntas destinadas a servir os proprietários de veículos elétricos no Reino Unido.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal