Energia

Baterias usadas ganham nova vida em estação de carregamento elétrico rápido

Volkswagen quer impulsionar economia circular ao utilizar baterias antigas de modelos 100% elétricos ID.3 e ID.4
Texto
Volkswagen usa baterias usadas em estação de carregamento
Volkswagen usa baterias usadas em estação de carregamento

Trata-se de uma espécie de power bank para automóveis a nova infraestrutura para carregamento rápido de veículos elétricos que a Volkswagen instalou na sua fábrica de Zwickau, na Alemanha.

Face a outras estações de carregamento, aquela que a Volkswagen acaba de inaugurar na sua unidade de produção de automóveis na região da Saxónia tem a particularidade de disponibilizar eletricidade, maioritariamente a partir de um contentor de armazenamento de energia (PSC na sigla em inglês).

Esta enorme unidade de armazenamento de energia elétrica é composta por 96 módulos, com uma capacidade líquida de 570 kWh, na sua totalidade provenientes de baterias instaladas em unidades de pré-produção dos modelos 100% elétricos ID.3 e ID.4.

Neste projeto piloto, no qual participaram outras duas empresas alemãs – a AW Automotive e a Automotive Research – a Volkswagen está empenhada em fomentar a economia circular através da utilização de baterias em segunda vida, assim como em desenvolver infraestruturas de carregamento que possam ser adotadas por uma larga fatia da população.

A estação agora disponível em Zwickau tem a vantagem de poder ser montada em quase qualquer lugar, mesmo em locais com uma ligação à rede de baixa capacidade, mas onde é necessária uma infraestrutura potente, tais como as áreas residenciais. O PSC permite que grandes quantidades de energia sejam fornecidas num curto espaço de tempo, sem que a rede elétrica seja sobrecarregada.

Ao nível dos custos, a solução desenvolvida pela Volkswagen permite a disponibilização de postos de carregamento de elevada potência, em substituição da montagem de estações transformadoras habitualmente com ligação a uma potente rede de média tensão, que funcionam 24 horas por dia e requerem um investimento inicial significativo.

Constituída por quatro estações de carregamento, cada uma com uma potência de 150 kW, a infraestrutura de Zwickau permite o carregamento de até oito veículos em simultâneo. A eletricidade provém da instalação fotovoltaica adjacente, entre outras fontes.

A Volkswagen assegura que a sua fábrica na Saxónia apenas compra eletricidade verde desde 2017, o que lhe permite afirmar que todos os veículos são carregados com 100% de energia renovável. Até ao final deste ano, o construtor alemão pretende ter em funcionamento três estações de carregamento rápido na unidade de Zwickau.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente