Energia

Maior unidade de produção de hidrogénio verde da Europa anunciada para 2025

Fábrica com capacidade para produzir até 60 mil quilos de hidrogénio por dia ficará no Porto de Roterdão, nos Países Baixos
Texto
Hidrogénio verde da Shell também poderá chegar à rede de abastecimento
Hidrogénio verde da Shell também poderá chegar à rede de abastecimento

Será a maior unidade de produção de hidrogénio renovável da Europa e ficará situada nos Países Baixos. A nova fábrica Holland Hydrogen I, que estará em funcionamento em 2025, é um investimento da Shell Nederland e da Shell Overseas Investments, empresas subsidiárias da energética Shell.

O Tweede Maasvlakte, extensão do porto de Roterdão inaugurada em 2013, é o local escolhido para a implantação do eletrolisador de 200 MW, que terá uma capacidade de produção diária de até 60 mil quilos de hidrogénio.

A fonte de energia renovável para a produção do hidrogénio verde será o parque eólico offshore Hollandse Kust (noord), um complexo parcialmente detido pela Shell.

Sobre o destino que terá o hidrogénio fabricado na Holland Hydrogen I, a petrolífera britânica fez saber que será maioritariamente para fornecer a refinaria Shell Energy and Chemicals Park Rotterdam, onde são produzidos produtos petrolíferos como gasolina, gasóleo e jet fuel.

O gasoduto HyTransPort1 será o meio utilizado para fazer chegar o hidrogénio verde à refinaria, através do qual a Shell pretende descarbonizar parcialmente a atividade de refinação que aí leva a cabo.

Para a Shell, o hidrogénio produzido na nova fábrica pronta daqui a três anos contribuirá igualmente para a descarbonização do transporte rodoviário comercial, já que o produto poderá chegar à crescente rede de abastecimento destinada aos novos veículos pesados que vão chegando ao mercado.

Os responsáveis da Shell anunciaram a aprovação do projeto Holland Hydrogen I como um marco importante na construção de uma economia global de hidrogénio. A empresa pretende tornar-se um negócio de emissões líquidas zero até 2050.

(Fotos: B. Buschsdruecker e S. Conway/Shell)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias