Será a maior unidade de produção de hidrogénio renovável da Europa e ficará situada nos Países Baixos. A nova fábrica Holland Hydrogen I, que estará em funcionamento em 2025, é um investimento da Shell Nederland e da Shell Overseas Investments, empresas subsidiárias da energética Shell.
O Tweede Maasvlakte, extensão do porto de Roterdão inaugurada em 2013, é o local escolhido para a implantação do eletrolisador de 200 MW, que terá uma capacidade de produção diária de até 60 mil quilos de hidrogénio.
A fonte de energia renovável para a produção do hidrogénio verde será o parque eólico offshore Hollandse Kust (noord), um complexo parcialmente detido pela Shell.
Sobre o destino que terá o hidrogénio fabricado na Holland Hydrogen I, a petrolífera britânica fez saber que será maioritariamente para fornecer a refinaria Shell Energy and Chemicals Park Rotterdam, onde são produzidos produtos petrolíferos como gasolina, gasóleo e jet fuel.
O gasoduto HyTransPort1 será o meio utilizado para fazer chegar o hidrogénio verde à refinaria, através do qual a Shell pretende descarbonizar parcialmente a atividade de refinação que aí leva a cabo.
Para a Shell, o hidrogénio produzido na nova fábrica pronta daqui a três anos contribuirá igualmente para a descarbonização do transporte rodoviário comercial, já que o produto poderá chegar à crescente rede de abastecimento destinada aos novos veículos pesados que vão chegando ao mercado.
Os responsáveis da Shell anunciaram a aprovação do projeto Holland Hydrogen I como um marco importante na construção de uma economia global de hidrogénio. A empresa pretende tornar-se um negócio de emissões líquidas zero até 2050.
(Fotos: B. Buschsdruecker e S. Conway/Shell)