Energia

BP vai gerir maior hub mundial de hidrogénio verde e energias renováveis

A multinacional energética BP adquiriu 40,5% das ações do projeto AREH na Austrália
Texto
Hub de produção de hidrogénio verde
Hub de produção de hidrogénio verde

Um dos maiores centros de produção e distribuição de hidrogénio verde e de energias renováveis a nível mundial, o AREH (Asian Renewable Energy Hub), situado em Pilbara, Austrália, passa a ser gerido pela BP, revelou a empresa em comunicado.

A multinacional energética com sede no Reino Unido, adquiriu uma posição de 40,5% no projeto AREH. Esta instalação possui um sistema de quinta solar e parque eólico que combinados são capazes de gerar 26 GW de potência.

Este gigantesco hub, que tem o potencial de se tornar o maior a nível mundial, quando em pleno funcionamento, produz anualmente 1,6 milhões de toneladas de hidrogénio verde e 9 milhões de toneladas de amoníaco verde, sendo assim um dos maiores projetos de produção de hidrogénio verde a nível mundial.

A produção de hidrogénio verde permitirá contribuir para a redução de emissão de cerca de 17 milhões de toneladas de carbono nos mercados doméstico e de exportação anualmente, o que equivale a cerca de 0,5 gigatoneladas (Gt) de economia de carbono ao longo da vida útil do projeto.

O AREH abastece localmente de energia verde uma das maiores explorações mineiras mundiais (situada na parte oeste do país), fornece energia verde a várias indústrias e municípios australianos e ainda exporta uma grande parte para clientes internacionais.

Para teres uma ideia da dimensão do projeto, a BP refere que 26 GW equivalem à produção de cerca de 90 terawatts/hora por ano, o que corresponde a cerca de um terço da energia produzida em toda a Austrália, em 2020.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal