Mobilidade

Deutsche Bahn e Siemens Mobility apresentam novo comboio a hidrogénio

Mireo Plus H poderá entrar ao serviço em 2024 e assegurar transporte 100% ecológico
Texto

Um novo projeto de mobilidade de base energética com recurso a hidrogénio, apresentado pela principal operadora de transporte ferroviário na Alemanha, a Deutsch Bahn (DB) e a especialista tecnológica Siemens Mobility (SM), pretende revolucionar as deslocações ecológicas e sustentáveis.

H2goesRail é a joint-venture que nasce deste projeto e que introduz um conceito de transporte, rede e distribuição sob a base do hidrogénio, para colocar na rua um super sustentável ecossistema de transporte de passageiros.

O projeto parte do novo Mireo Plus H, um comboio que recorre a bateira de iões de lítio é alimentado a hidrogénio, ao qual está previsto ser acoplado um tanque próprio de abastecimento, para assegurar um rápido abastecimento.

O Mireo Plus H será produzido em Tubingen, na Alemanha, pela DB, e é motorizado por um gerador de 1.7 MW de potência, capaz de atingir 160 Km/h de velocidade máxima. A autonomia para a versão de duas carruagens é de 800 quilómetros e, na versão com três carruagens, é de 1000 quilómetros.

De acordo com informações da SM cada novo comboio Mireo Plus H será responsável por uma redução de 45 mil toneladas de CO2, ao longo do seu período de vida (estimado em 30 anos), comparativamente com a mesma distância percorrida por um carro de combustão. Ou seja, será capaz de poupar 520 toneladas por ano, para uma rota estimada de 200 mil kms/ano.

Os testes do Mireo Plus H irão ter início em Baden-Wurttemberg em 2023 e a operadora espera iniciar operação com passageiros em 2024. Todo o processo de fabricação, alimentação da rede e fornecimento à rede de energia, será assegurado por energia verde (de fontes renováveis), bem como a produção do hidrogénio que será assegurada pela mesma via.

A infraestrutura pretende substituir as múltiplas unidades Diesel da atual rede de forma a assegurar uma transição para um sistema de transporte mais sustentável e para comboios com emissões neutras em CO2.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias