Sustentabilidade

Nestum contribui para mil colmeias e 50 milhões de novas abelhas

Iniciativa “Juntos pelas abelhas” já ofereceu mil colmeias de abelhas em todo o país
Texto

A Nestum vai oferecer mais de 300 núcleos de abelhas-rainhas a cerca de uma centena de apicultores portugueses através da iniciativa “Juntos Pelas Abelhas”, em 2023.

A terceira edição desta ação da Nestlé Portugal foi apresentada na véspera do Dia Mundial da Abelha (celebrado a 20 de maio) e pretende marcar o apoio ao repovoamento de abelhas em território nacional, compensando assim as perdas registadas devido aos incêndios.

A ação lançada em 2021 pela Nestum, e um conjunto de parceiros institucionais, já contribuiu para a oferta de mil colmeias a apicultores portugueses, o que corresponde a cerca de 50 milhões de novas abelhas, apostando assim no aumento da biodiversidade dos territórios e aproveitando o caráter de excelência destes insetos polinizadores.

abelhas - away
Nestum Mel é um dos produtos icónicos da Nestlé em Portugal (foto: divulgação)

A Nestlé, que este ano celebra o seu centésimo aniversário em Portugal, aposta no mel como uma das matérias-primas fundamentais em alguns dos produtos do seu portfolio, nomeadamente, na produção do Nestum, produto nacional produzido na unidade de Avanca.

A empresa responsável pela produção do conhecido Nestum Mel fez saber que este programa de apoio tem na sua origem um protocolo celebrado com as duas principais federações representativas do sector apícola nacional, a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP) e a Federação Nacional de Cooperativas Apícolas e de Produtores de Mel (FENAPICOLA).

Conta também, desde a primeira hora, com o apoio técnico e científico da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), quer na definição dos critérios de elegibilidade, quer na análise de candidaturas para posterior oferta de núcleos de colmeias, e com o apoio logístico do Laboratório Apícola (Posto Tapada da Ajuda) do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

juntos pelas abelhas - away
Cerimónia para assinalar a iniciativa “Juntos pelas abelhas” em 2023 (foto: Nestlé/divulgação)

Para assinalar a entrega dos novos núcleos aos apicultores portugueses, a Nestlé realizou na passada sexta-feira, dia 19 de maio, uma cerimónia na sua sede (Linda-a-Velha), que contou com a presença de Anna Lenz, CEO da Nestlé em Portugal, Gonçalo Rodrigues, Secretário de Estado da Agricultura, Susana Guedes Pombo, Diretora-Geral da DGAV, Joana Godinho, Coordenadora do Laboratório Apícola do INIAV (Tapada da Ajuda), e, dos responsáveis das duas federações apícolas nacionais Manuel Gonçalves, presidente da FNAP, e Dinis Silva, Secretário-Geral da FENAPÍCOLA, entre outros convidados e imprensa nacional.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana, de 15 a 21 de abril
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano