Energia

Fábrica da Skoda recebe 5.468 painéis solares fotovoltaicos

Novos sistemas fotovoltaicos na Skoda Auto contribuem para objetivos de produção neutra em carbono
Texto
Skoda instala painéis solares na fábrica da Chéquia (foto: divulgação)
Skoda instala painéis solares na fábrica da Chéquia (foto: divulgação)

A Skoda Auto instalou mais de 5.400 módulos solares fotovoltaicos nos seus edifícios de produção e logística na República Checa (Chéquia), com capacidade de produção de energia verde equivalente a carregar 25 mil Skoda Enyaq 85 (SUV 100% elétrico), apostando assim na sustentabilidade e descarbonização da atividade.

Os novos sistemas solares que a Skoda Auto instalou em Mladá Boleslav, na Chéquia, ocupam uma área de 10 mil m2 (equivalente a mais de 15 campos de ténis) e deverão produzir anualmente mais de 2 gigawatts-hora (2 GWh) de eletricidade sem emissões de dióxido de carbono (CO2).

As novas instalações fotovoltaicas instaladas na Skoda Auto, foram realizadas em colaboração (desde 2019) com a Cez Esco e com a Sko-Energo, num total de 5.468 módulos, distribuídos sob os telhados da fábrica principal (1.328 painéis solares no pavilhão UC6 e 1.120 painéis solares no pavilhão M12L) e sob o centro logístico Skoda Partners Center (3.020 painéis solares), situado em Kosmonosy. Estes módulos fornecerão uma potência nominal de 2.146 quilowatts-pico (Kwp).

skoda - away
O Skoda Enyaq iV vRS é o mais desportivo da gama (foto: divulgação)

Esta experiência em energias renováveis (como exemplo um parque eólico) tem sido uma aposta da marca do grupo Volkswagen, com destaque para a implementação, em 2018, de um sistema solar fotovoltaico na unidade de Aurangabad (o ano passado produziu mais de 1.440 MWh) e já 2023, com o aumento da capacidade em Chakan, Pune (potência de pico de 18,5 MWp, produzindo 26.600 MWh), cobrindo respetivamente 40 e 30 por cento das necessidades energéticas destas unidades, situadas na Índia.

Em comunicado de imprensa a Skoda Auto refere que a instalação dos novos painéis solares representa mais um passo nos esforços da marca para alcançar a neutralidade carbónica nas suas fábricas na Chéquia, até ao final da década.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida