Sustentabilidade

Tecido à base de garrafas de plástico no interior do elétrico Skoda Enyak iV

Construtor checo aposta na sustentabilidade e na economia circular no processo de pesquisa e aquisição de materiais para interior dos seus modelos
Texto
Skoda focada na sustentabilidade
Skoda focada na sustentabilidade

Com o modelo ENYAQ iV, a Skoda está a levar mais longe os conceitos de sustentabilidade ambiental e economia circular aplicados aos veículos elétricos. O construtor automóvel substituiu as clássicas séries de equipamento interior por “packs de design”, no qual se destaca o pack “Lodge”, cujo tecido dos bancos é produzido com lã e poliéster reciclado, obtido a partir de garrafas de plástico.

Em colaboração com os seus fornecedores e a comunidade científica, a Skoda está a trabalhar em materiais produzidos de forma sustentável, recicláveis e duráveis, para utilização na produção em série. O objetivo de futuro para a marca checa passa por dar mais ênfase à sustentabilidade e à economia circular ao longo de toda a cadeia de valor, quando se trata de pesquisar e adquirir materiais para equipar os seus modelos.

No caso do elétrico ENYAQ iV, a Skoda está a trabalhar com os fornecedores Sage Automotive Interiors e Aunde (este com instalações também em Portugal). Ambos estão a desenvolver tecidos técnicos fabricados a partir de garrafas de plástico reciclado, num processo em que estas são trituradas, fundidas e processadas em granulado. A partir daqui são fabricados os fios que depois são transformados num tecido resistente, de acordo com as especificações dos designers de interiores do construtor checo.

A utilização consistente de materiais produzidos de forma sustentável nos nossos veículos atuais está a alterar os requisitos na divisão de compras e, portanto, também as exigências aos nossos fornecedores”, sublinha Markéta Truhelková, coordenadora de Compras da Skoda Auto. “Estamos a trabalhar em conjunto para desenvolver materiais sustentáveis inovadores, que resistam à utilização quotidiana, sejam fáceis de trabalhar e criem um design atrativo”, concluiu.

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias