Mobilidade

Autonomia? Esquece lá isso... Skoda quebra dois recordes a derrapar no gelo

Modelo da marca checa foi até à Suécia para quebrar recordes que nada têm que ver com autonomia ou velocidade de carregamento
Texto

Dois recordes de uma assentada. O SUV elétrico Skoda Enyaq iV vRS foi até às gélidas paisagens da Suécia para estabelecer dois recordes para o Guinness World Records e, ao contrário do que se possa pensar, em nada relacionados com autonomia ou algo que habitualmente associamos a veículos elétricos. O Skoda foi até à neve para derrapar.

Drift é o conhecido termo inglês para designar uma deriva ou derrapagem, uma manobra que exige perícia e que até dá azo a campeonatos de automobilismo, tão populares no Japão. E porque falamos disso? Porque foi precisamente um drift que o Enyaq iV vRS foi fazer ao lago gelado de Stortjärnen, localizado em Krokom, na Suécia.

Pista circular - AWAY
Pista circular no lago gelado de Stortjärnen (foto: divulgação)

Mas não num um drift qualquer. O novo SUV elétrico da Skoda, disponível no mercado a partir do próximo verão, deslocou-se ao norte da Europa para estabelecer o recorde mundial do maior drift contínuo feito por um veículo no gelo.

O feito foi conseguido numa pista circular com 188,496 metros, tendo o Enyaq iV vRS permanecido em derrapagem ininterrupta e controlada durante uma distância de 7,351 km, o que superou o anterior recorde de 6,231 km, estabelecido na China em 2022.

Skoda Enyaq iV vRS em drift (foto: divulgação)

Os 15 minutos e 58 segundos (39 voltas) em que o SUV elétrico da marca checa esteve em drift permitiu-lhe juntar um segundo recorde mundial, devidamente atestado pelo júri do Guinness World Records, simplesmente pelas suas características técnicas. Trocado por miúdos, o modelo é também recordista do maior drift contínuo feito por um veículo (elétrico) no gelo.

Os dois recordes (obtidos em simultâneo) foram conseguidos ao quarto dia de operação, após inúmeras horas de treino e testadas diferentes combinações de pneus, numa altura do ano em que na região de Krokom o dia tem apenas cinco horas de luz solar.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano