Sustentabilidade

Marca portuguesa premiada por botas de alfarroba, banana e café

Marita Moreno criou sapatos com tecido de alfarroba e com sola de borracha com café e banana
Texto

Já falámos em sapatos feitos em maçã e em sapatilhas produzidas com borras de café. Agora damos a conhecer calçado de alfarroba portuguesa. As botas Michone Carob foram criadas pela designer portuguesa Marita Moreno e receberam agora dois prémios da Global Footwar Award.

Estas duas propostas apresentam materiais o mais naturais possível e é o Alfarroba.Tex o principal elemento na sua composição. Este produto, apresentado como elástico, maleável e isolante, é um biomaterial desenvolvido pela designer portuguesa Mónica Gonçalves com recurso a alfarroba, um fruto muito comum no Alentejo e no Algarve.

Botas Michone Carob - AWAY
Botas Michone Carob com tecido de alfarroba (fotomontagem)

Apesar de o Alfarroba.Tex ser o principal elemento das botas Michone Carbo e Laureline Carob da Marita Moreno, não é o único. A sustentabilidade surge em grande destaque em toda a composição das duas peças de calçado que têm uma sola em borracha com restos de fibra de banana e casca de café.

A inovação e a escolha de materiais com uma pegada ambiental reduzida valeram um prémio na categoria de materiais naturais/calçado vegan e um prémio de outros processos de fabricando sustentável, ambos atribuídos pela Global Footwear Awards.

Alfarroba - away
Alfarroba (foto: Ededchechine/Freepik)

A Marita Moreno é uma marca portuguesa sustentável que desenvolve acessórios de moda, fazendo a produção em Portugal com recuso a matérias-primas nacionais. Além do Alfarroba.Tex, utilizam também Piñatex, um material produzido a partir de abacaxi, burel, bio couro, cortiça, entre outros.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano