Sustentabilidade

Nestlé líder mundial em sustentabilidade na produção de café

Novo relatório analisou onze maiores torrefatores mundiais e reconhece a Nestlé em sustentabilidade do café
Texto
Grãos de café (foto: divulgação)
Grãos de café (foto: divulgação)

A Nestlé foi considerada a empresa líder mundial em sustentabilidade na indústria do café, de acordo com o novo Coffee Brew Index de 2023.

Esta distinção foi divulgada no Coffee Barometer, um relatório que analisou a estratégia de sustentabilidade dos onze maiores torrefatores mundiais e que reconhece à Nestlé uma abordagem coesa e abrangente no que respeita às práticas de sustentabilidade na cadeia de valor deste produto.

café - away
O café é uma principais áreas da Nestlé em Portugal (foto: LookStudio/Freepik)

Em destaque nesta análise estiveram os aspetos sociais, ambientais e económicos que a Nestlé incorpora nos seus objetivos de desenvolvimento desta categoria, com investimentos sustentados ao longo dos anos.

Segundo David Rennie, Head of Coffee Brands da Nestlé, "este é um reconhecimento do nosso compromisso de longo prazo com a sustentabilidade do café.” – refere citado em comunicado

O responsável acrescenta ainda que através dos principais programas, o Nescafé Plan e o Nespresso AAA Qualidade Sustentável, há um constante trabalho diário com os cafeicultores para garantir que o cultivo e a produção de café sejam sustentáveis, social e economicamente, bem como inclusivos. “Estamos comprometidos em progredir e em trazer novas abordagens para o cultivo sustentável de café." – conclui Rennie.

Em comunicado de imprensa a Nestlé refere que também em Portugal, onde o café é uma das principais categorias da empresa, o trabalho em prol da sustentabilidade da cadeia de valor tem dado um forte contributo para os objetivos globais.

café - away
Embalagem de refill Nescafé (foto: divulgação)

Em Portugal, onde a empresa já tem a sede certificada em termos de sustentabilidade entre outros projetos inovadores nesta área, a empresa possui uma fábrica (Porto) totalmente dedicada à produção de cafés torrados, sob as marcas locais Buondi, Sical, Tofa e Christina e as marcas internacionais Nescafé e Starbucks, e todo o café verde transformado nesta fábrica é 100% proveniente de origens responsáveis. Esta origem significa ainda que, de acordo com a mesma, a Nestlé conhece, em detalhe, os diversos grupos de cafeicultores que fornecem esta matéria-prima, também ela certificada num conjunto de aspetos sociais, ambientais e económicos que criam e partilham valor com estas comunidades, tornando-as mais resilientes.

Este trabalho junto das comunidades está ainda alicerçado no compromisso da companhia em garantir que até 2030 50% do café seja proveniente de práticas agrícolas regenerativas dos solos.

O estudo Coffee Brew Index de 2023, que reconheceu todas estas práticas de sustentabilidade à Nestlé, é apoiado pela Solidaridad and Conservation International e é coordenado pela Ethos Agriculture.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Férias à vista: estas praias portuguesas têm as águas mais limpas do país
Legumes e frutas a estragar? Vê como prolongar a sua vida e evitar que acabem no lixo
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável