Sustentabilidade

Nestlé Portugal com certificação de sustentabilidade pioneira na sede

Instalação de painéis solares na cobertura e utilização de vários materiais sustentáveis são destaque no novo edifício sede da Nestlé
Texto
Sede da Nestlé Portugal (foto: divulgação)
Sede da Nestlé Portugal (foto: divulgação)

O edifício sede da Nestlé Portugal foi alvo de uma profunda remodelação, que incluiu, entre outros, a instalação de painéis solares, tendo sido desenvolvido para ser sustentável durante a construção e agora na utilização, obteve uma certificação de sustentabilidade pioneira em Portugal.

A certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) gold V4 na categoria Building Design & Construction Major Renovation, vem reconhecer as melhorias energéticas e de sustentabilidade introduzidas no edifício da Nestlé Portugal.

reator de algas - AWAY
A Nestlé e Universidade Nova estudam benefícios de biorreator de microalgas no edifício sede

A remodelação decorreu entre 2020 e 2021 e teve por alvo o edifício originalmente construído em 1994 na antiga fábrica de cafés torrados Tofa, hoje designado por Campus Nestlé, onde se situa a sede da Nestlé Portugal.

O complexo, pensado em 2018, foi desenvolvido sob o conceito “All Together” e pretende potenciar formas de trabalhar colaborativas, ágeis, flexíveis e digitais. Tem ainda uma componente de parceria académica com a Universidade Nova para o estudo dos benefícios de um biorreator de microalgas.

De acordo com o comunicado de imprensa da Nestlé foi precisamente o respeito pela sustentabilidade ambiental, que presidiu a esta remodelação, que ficou evidenciada no próprio processo de transformação do edifício.

Esta preocupação manifestou-se nos materiais utilizados, na modernização das infraestruturas, na reutilização dos materiais previamente existentes e também nas alterações introduzidas no sistema de iluminação, na climatização automatizada e na instalação de painéis solares, permitindo poupanças substanciais nos consumos de energia e uma redução de pelo 25% por ano nas emissões de CO2.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal