O edifício sede da Nestlé Portugal foi alvo de uma profunda remodelação, que incluiu, entre outros, a instalação de painéis solares, tendo sido desenvolvido para ser sustentável durante a construção e agora na utilização, obteve uma certificação de sustentabilidade pioneira em Portugal.
A certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) gold V4 na categoria Building Design & Construction Major Renovation, vem reconhecer as melhorias energéticas e de sustentabilidade introduzidas no edifício da Nestlé Portugal.
A remodelação decorreu entre 2020 e 2021 e teve por alvo o edifício originalmente construído em 1994 na antiga fábrica de cafés torrados Tofa, hoje designado por Campus Nestlé, onde se situa a sede da Nestlé Portugal.
O complexo, pensado em 2018, foi desenvolvido sob o conceito “All Together” e pretende potenciar formas de trabalhar colaborativas, ágeis, flexíveis e digitais. Tem ainda uma componente de parceria académica com a Universidade Nova para o estudo dos benefícios de um biorreator de microalgas.
Sabias que as borras dos cafés podem dar origem a adubo para jardins?
De acordo com o comunicado de imprensa da Nestlé foi precisamente o respeito pela sustentabilidade ambiental, que presidiu a esta remodelação, que ficou evidenciada no próprio processo de transformação do edifício.
Esta preocupação manifestou-se nos materiais utilizados, na modernização das infraestruturas, na reutilização dos materiais previamente existentes e também nas alterações introduzidas no sistema de iluminação, na climatização automatizada e na instalação de painéis solares, permitindo poupanças substanciais nos consumos de energia e uma redução de pelo 25% por ano nas emissões de CO2.