Energia

Vais comprar casa? Conhece estas três dicas sobre eficiência energética

Materiais de construção, eletrodomésticos e sistemas inteligentes de gestão são determinantes para uma boa classificação
Texto

Um dos aspetos mais importantes a ter em conta no processo de compra e venda de casa é a sua eficiência energética. Este fator é determinante para o consumo de energia e a maior parte das habitações em Portugal não estão bem classificadas. Com a ajuda da Casavo, deixamos-te três dicas sobre o que deves ter em atenção na compra de casa.

A plataforma digital de compra a venda de casas começa por destacar a importância de estar atento aos materiais usados na construção da casa, já que podem fazer a diferença na atribuição da classe energética – varia entre A+ (muito eficiente) e F (muito pouco eficiente).

Família - AWAY
Compra e venda de casa (Foto: Mart Production/ Pexels)

A presença de materiais isolantes como poliestireno extrudido ou lã de rocha podem fazer a diferença para garantir uma melhor climatização interior e evitar as perdas de calor ou frio.

Outro aspeto a ter em conta salientado pela Casavo prende-se com a classe energética dos equipamentos e eletrodomésticos, cuja escala varia entre A e G. Confirma a classificação de cada um e opta por uma casa que tenha eletrodomésticos mais eficientes, ou seja, mais próximos do “A”. Dessa forma irás poupar na conta de eletricidade.

Por último, verifica se a casa tem sistemas inteligentes de gestão nas várias divisões. Através destes é possível otimizar os horários de funcionamento dos sistemas de climatização que regulam a temperatura e monitorizar os consumos de energia. Assim é possível obter uma diminuição dos gastos energéticos sem prejudicar a utilização dos diversos aparelhos ou o bem-estar de quem habita o imóvel.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente