Energia

EDPR inaugura na Polónia o seu maior projeto solar na Europa

Central fotovoltaica de Przykona irá produzir energia suficiente para fornecer mais de 100 mil casas
Texto
Central solar EDPR, Polónia (foto: divulgação)
Central solar EDPR, Polónia (foto: divulgação)

A EDP Renováveis (EDPR) acaba de inaugurar na Polónia a sua maior central fotovoltaica na Europa. Localizada em Przykona, no centro do país, tem uma capacidade instalada de 200 megawatts-pico (200 MWp) e poderá produzir energia suficiente para fornecer mais de 100 mil casas.

Este parque, com cerca de 308 mil painéis bifaciais (aproveitam energia de ambos os lados), tem capacidade para gerar anualmente cerca de 220 gigawatts-hora (220 GWh) de energia limpa e evitar a emissão de mais de 208 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2).

Em comunicado a EDPR afirma que, com o parque de Przykona volta a contribuir substancialmente para a transição energética da Polónia, uma ambição transversal aos mercados onde a empresa opera.

edpr - away
Novo parque de energia solar de Przykona na Polónia (foto: EDPR/divulgação)

O parque fotovoltaico de Przykona é um projeto emblemático não apenas na Polónia, mas a nível europeu, por representar a transição necessária para fontes de energia mais sustentáveis e por ter sido instalada uma fonte de produção de energia limpa no mesmo local onde, no passado, foi desativada uma mina de carvão.

“Com esta instalação, atingimos uma capacidade acumulada de energia solar de mais de 280 MWp no país. ", afirmou Duarte Bello, administrador da EDP Renováveis para a Europa e América do Sul.

A EDP Renováveis continua a diversificar as suas tecnologias, com a energia solar a representar já mais de 13% do portfólio global da empresa. A EDPR tem como objetivo que a energia solar constitua uma grande parte da capacidade instalada do negócio, com 30% de grande escala e 7% de energia solar distribuída.

A EDPR entrou no mercado polaco em 2008 e, desde então, opera mais de 900 MW de capacidade instalada. Até junho de 2023, essa capacidade aumentou 270 MW face ao mesmo mês do ano anterior. A empresa inaugurou recentemente o primeiro parque híbrido da Polónia, combinando a central fotovoltaica Konary de 45 MWp e o parque eólico Polowo de 79,5 MW na mesma subestação.

O grupo EDP, ao qual pertence a EDPR, também investiu em projetos solares distribuídos para clientes empresariais na Polónia. No total, o grupo já assegurou 371 MWp de capacidade solar na Polónia.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Cemitérios a produzir energia solar? Projeto está a nascer em Espanha
Hyundai apresenta primeiro camião a hidrogénio com condução autónoma
Segurança rodoviária: 9 peças de roupa a evitar quando se está ao volante