Energia

Primeiro projeto híbrido eólico e solar da EDPR avança em Espanha

EDPR torna-se a primeira empresa a implementar projetos híbridos eólico-solar em Espanha e Portugal.
Texto
Projeto eólico-solar em Cruz de Hierro da EDPR (foto: divulgação)
Projeto eólico-solar em Cruz de Hierro da EDPR (foto: divulgação)

A EDP Renováveis (EDPR) irá colocar em funcionamento o primeiro projeto híbrido de produção de elétrica com recurso a energia solar e eólica num único local, em Espanha.

O projeto, agora autorizado a arrancar, utiliza infraestruturas existentes para combinar a geração de energia eólica e solar em Cruz de Hierro, Santa María del Cubillo (província de Ávila, Espanha).

A EDPR, através da empresa Parque Eólico Altos del Voltoya, uma empresa na qual o Instituto para a Diversificação e Poupança Energética (IDAE) tem participação, instalou mais de 25.000 painéis solares, que serão ligados à mesma subestação do parque eólico.

Esta é a primeira central híbrida instalada em Espanha a receber autorização de exploração e, para a EDPR, é a segunda na Península Ibérica, após a empresa ter iniciado, em janeiro passado, o seu primeiro projeto híbrido a nível global no norte de Portugal

O parque eólico, composto por 22 aerogeradores e com uma capacidade instalada de 14,5 MW, será complementado por 13,8 MWp (11,38 MWac) de capacidade fotovoltaica instalada. Em conjunto, irão produzir mais de 58 GWh de eletricidade anualmente, energia suficiente para abastecer o consumo previsto de cerca de 17.000 casas na região e evitar a emissão de mais de 24.000 toneladas de CO2. Além disso, a instalação solar possui painéis bifaciais, que permitem aproveitar a radiação solar de ambos os lados.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Nem Maldivas, nem Bali. Praia portuguesa considerada a melhor do mundo
Dicas para enfrentar o frio sem gastar muito dinheiro
E se pudesses comer a colher? Esta é em bolacha impressa em 3D