Energia

Projeto solar flutuante da EDP no Alqueva vence prémio europeu

A Comissão Europeia premeia projeto solar flutuante da EDP em Alqueva pela inovação
Texto

O projeto de parque solar flutuante da EDP em Alqueva foi distinguido nos Prémios Europeus de Energia Sustentável 2023 (EUSEW Awards) na categoria de inovação.

O prémio para este projeto de energia solar fotovoltaica foi hoje, dia 20 de junho, atribuído pela Comissão Europeia, durante o evento de abertura da semana europeia de sustentabilidade e entregue por Kadri Simson, Comissária Europeia para a Energia.

O parque solar flutuante vence este prémio não apenas devido à tecnologia inovadora desenvolvida pela EDP mas também pelo contributo para a expansão das energias renováveis e para a transição energética.

parque solar alqueva - away
Parque solar flutuante da EDP no Alqueva (foto: divulgação)

O projeto da EDP foi um dos três finalistas selecionados para os EUSEW Awards 2023 – que reconhece projetos marcantes, em curso ou recentemente concluídos, que demonstrem um caminho original e inovador para a transição energética – tendo vencido após uma votação global que decorreu em junho.

Os outros dois candidatos na categoria de Inovação envolviam o projeto de ferry rápido elétrico norueguês TrAM (Transport: Advanced and Modular) e o projeto pan-europeu de combate à pobreza energética STEP (Solutions to Tackle Energy Poverty), com origem na LItuânia.

Vídeo do parque solar do Alqueva (fonte: youtube EDP)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos